SEXTO SENTIDO |Diana Barros
Um novo capítulo
Setembro e outubro são meses de transições. São os meses em que a Natureza nos mostra o seu poder de renovação, onde o calor abrasador do verão dá lugar à frescura do outono. Os tons verdes das folhas dão lugar aos amarelos, laranjas, ferruginosos e vermelho escarlate. Esta transição não se limita apenas à meteorologia, reflete-se também nas nossas vidas diárias. Para milhões de estudantes e trabalhadores em todo o mundo, é marcado o início de um novo ciclo.
Para a maioria, talvez sejam dois meses assustadores, porque as rotinas mais flexíveis são “obrigadas” a dar lugar às rotinas mais exigentes, onde a agitação de ir levantar os manuais escolares, a inquietação de ter de programar os estudos e os horários, a pressão das semanas caóticas cheias de trabalhos, noites mal dormidas e avaliações constantes a que somos submetidos se voltam a instalar nas nossas vidas.
Mas, não há nada como mudar a nossa perspetiva. Assim como as árvores deixam cair as suas folhas decrépitas para dar lugar a novas, nós, estudantes, temos a possibilidade de deixar para trás os velhos hábitos e adotar novos hábitos de estudo e crescimento pessoal.
À medida que as mochilas são preparadas, os livros são abertos e os lápis afiados, os sonhos e as aspirações ganham vida! Cada livro que abrimos, cada matéria que aprendemos, é mais um passo que damos em direção a um futuro mais brilhante e promissor. São meses que abrem portas, para expandirmos a nossa bagagem pessoal e intelectual. É uma oportunidade de recomeço para quem encontrou um novo propósito de vida, seja profissional ou escolar. Para outros, é uma continuação do trilho que cada um se esforça por construir, com a finalidade de ser conduzido a desafiar os seus limites e o seu “eu” mais íntimo.
Não existe nada que valha a pena, se não requerer esforço e dedicação. Temos de aproveitar as oportunidades que nos são dadas, saber tirar o melhor partido de qualquer circunstância e ter a força de vontade de sermos pessoas melhores, alunos melhores e trabalhadores melhores, que um novo ano letivo/de trabalho nos desafia a ter, fazendo com que a nossa bagagem seja uma enchente de metas concluídas e sonhos realizados.
Por fim, desejo a todos, um excelente ano letivo!