Reflexões ocasionais |Lurdes Neto
Recomeça sem pressa
Os recomeços são experiências que, creio eu, todos já vivenciamos. Parar para respirar, repor as energias e reajustar necessidades. Por vezes, há que dar um salto de fé, muitas vezes sem paraquedas. Os recomeços pressupõem uma saída da nossa zona de conforto, mudanças, ruturas com o quotidiano, expandir horizontes, e são decisões: umas pensadas, outras tomadas pelo impulso. O meu conselho é que penses no esqueleto do que queres fazer e te libertes para voar e recomeçar. Os ingredientes para que a receita fique completa são a prudência, a perseverança, a intrepidez, a ousadia, a paciência, a determinação e a dedicação, entre outros. “Recomeça…/Se puderes/Sem angústia/E sem pressa.” Miguel Torga acertou nestas palavras.
Ainda que, atualmente, neste mundo globalizado, a bagagem venha carregada e a rebentar pelas costuras, temos alta competitividade, milhões de possibilidades e excesso de informações, o que para muitos mais atrapalha do que ajuda. Levada pela pressa, no primeiro obstáculo, a grande maioria passa para o plano B, depois vai para o plano C, de seguida o D… enclausurando-se num ciclo vicioso de recomeçar e nunca terminar.
Admite para consigo mesmo, quantas vezes supôs mudar de plano? Quantas planeou mudar de dieta? Quantas vezes mudou de opinião? Quantas vezes pensou em mudar de área? Quantas vezes achou que seria mais simples mudar de patrão? Quantas vezes pensou em mudar de profissão? Quantas e quantas vezes recomeçamos, ora um projeto de trabalho, ora um relacionamento, quiçá um sonho. Os recomeços podem ser tudo aquilo que queremos que eles sejam. Mas agora confesso eu, que justamente este texto já o recomecei múltiplas vezes.
Por outro lado, procrastinar o que sabemos que tem que ser feito e nunca começarmos ou desistir é pior, especialmente, se temos atitudes lânguidas ou impacientes, assim como falta de espírito guerreiro. Parar de tentar, porque é mais fácil, é um comportamento censurável, por isso, talvez seja a tua altura de contemplar e recomeçar. Bons recomeços a todos!