Três perguntas para… |João Paulo Pedrosa (ex-aluno da Escola Calazans Duarte)

Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria

- Em termos de direitos humanos, qual o maior desafio que o mundo enfrenta de momento?
O maior desafio que o mundo enfrenta no domínio dos direitos humanos é, fundamentalmente, o respeito pela pessoa humana. Aceitar, compreender, tolerar e saber viver com a diferença. Seja ela de que natureza for. Respeitar pessoas diferentes, respeitar diferentes credos, religiões, géneros, modos de vida e visões do mundo, desde que, obviamente, esse respeito seja recíproco. A tolerância e o respeito são as regras básicas da convivialidade e da harmonia no mundo.

- De que forma a escola pode contribuir para a defesa dos direitos humanos?
A escola, para além das aprendizagens curriculares, forma cidadãos. A cidadania é, justamente, isso mesmo. Adquirir, através do estudo, um conjunto de valores sólidos e humanistas, ou seja, respeitadores de todo o ser humano.

- Imagine que tinha direito a ser visualizado e ouvido em todas as redes sociais durante um minuto. Que mensagem gostaria de transmitir a todos os cidadãos do mundo?
A melhor coisa que a escola nos pode dar é aprender. Aprender com quem sabe e está mais bem preparado do que nós. E, nesse, sentido, se tivesse oportunidade de ser visualizado pelo mundo inteiro, gostava de deixar uma frase de um grande pensador francês – Raymond Aron: «Se a tolerância nasce da dúvida, que nos ensinem a duvidar dos modelos e utopias, a recusar as profecias da salvação, os arautos de catástrofes».

(Fotografia disponível em www.jornaldeleiria.pt)

Design by JoomlaSaver