Vozes do Poente |Tiago Alves, aluno (12º G)

A Educação e o seu Papel na Justiça Social

Perante todos os casos de desrespeito dos direitos humanos, a falta de educação e formação da população vitimizada, sobressai, em quase todos eles. Abusa-se mais facilmente de pessoas sem formação e educação básicas. Por isso questiono: será que a educação é determinante para que uma população seja respeitada? Do meu ponto de vista, considero que a educação tem um papel fundamental na construção de ideais de paz, liberdade e justiça social.
Existe uma frase muito famosa que diz que um povo ignorante é um povo obediente e, a meu ver, não podia estar mais correta. Quando uma pessoa não tem uma educação adequada, torna-se de certa forma, “ignorante”. Com efeito, não desenvolve uma consciência crítica e aceita a realidade tal como ela é, sem a pôr em causa. Esta falta de racionalização, dissipada por toda a população, leva à mais fácil imposição de regimes ditatoriais, visto que não há revolta do povo. Basta olharmos para o caso de Portugal pré 25 de abril. Período de ditadura, em que as taxas de alfabetização eram extremamente baixas, comparativamente às de hoje em dia.
Para além disso, a educação generalizada do povo torna a busca pela justiça social mais fácil. “Contra factos, não há argumentos” e se a população conhecer estes factos pode manifestar-se e reivindicar os seus direitos, utilizando razões concisas e pertinentes. Peguemos no exemplo das mulheres que, em 1914, foram chamadas a ocupar os postos de trabalho dos homens convocados para a guerra. Durante estes 4 anos de guerra as mulheres deixaram de ser apenas esposas e mães e passaram a fazer parte da força de trabalho. Esta mudança abrupta trouxe novos conhecimentos e novas técnicas que deram força às mulheres. Mais tarde, nos anos que se seguiram ao fim do confronto, elas conquistaram o direito ao voto em países como a Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos e impulsionaram a revolução feminista e a emancipação da mulher.
Concluímos que a educação, apesar de não ser um fator totalmente determinante, é um fator indispensável para que se crie uma consciência crítica e haja uma revolta por parte das populações, quando necessário. Não havendo esta revolta, torna-se mais fácil manipular a população e isto pode ter consequências fatais. Será que alguma vez irá existir um mundo totalmente justo e respeitador dos direitos humanos?

Design by JoomlaSaver