Ler? Só vantagens! |Alice Gil
Ler? Só Vantagens!
Ler é viajar nas asas da imaginação: será que todos conseguem mergulhar na imensidão que uma simples leitura proporciona e, assim, desemparedar as asas da imaginação? Bem, na minha opinião, para além de ser uma atividade extraordinária, julgo que uma vez na leitura, para sempre na leitura.
Em primeiro lugar, a leitura estimula o raciocínio, obrigando-nos a progredir no nosso vocabulário, a desenvolver o nosso pensamento crítico e a distanciarmo-nos de problemas psicológicos, como o famigerado stress. Dentro dos numerosos benefícios que a leitura oferece, destaca-se um que creio deva ser reforçado em relação ao principal tópico deste texto: a leitura amplia a nossa criatividade. Porquê? No tempo em que éramos apenas crianças e ainda eram as nossas mães que nos recitavam os contos infantis, os livros apresentavam ilustrações, mas, à medida que evoluímos e amadurecemos, essas ilustrações já não marcam presença assídua, não sendo forçosamente necessárias. No geral, as obras literárias para jovens adultos são apresentadas apenas soba forma de texto, sendo necessário que o leitor, por meio da sua criatividade, encare o enredo dando-lhe roupagens fruto da imaginação.
A meu ver, ler força-nos a imaginar o que está a acontecer, conduz-nos a caracterizar as personagens e a viajar no interior da narrativa oferecida, sem sair fisicamente do lugar. Ler estimula, efetivamente, a nossa imaginação, dando asas à nossa liberdade de efabulação e à de conquistarmos saberes, informações, aprendizagens diversas que, ao longo das nossas leituras, apreendemos e aprofundamos. A leitura oferece-nos, pois, a liberdade de sermos capazes de distinguir o certo do errado, o verdadeiro do falso.
É improvável tornarmo-nos as melhores versões de nós mesmos em todos os níveis, se durante o nosso percurso de vida, nunca tivermos hábitos de leitura. Por isso, como se pôde analisar, não encontramos desvantagens para a prática de hábitos de leitura, só vantagens!
Eleva a tua imaginação para onde o limite é inalcançável e a liberdade predomina!