Ler: o veículo da imaginação |Francisca Ascenso
Ler: o Veículo da Imaginação
Ler é um dos meus hobbies preferidos, não só porque me afasta dos viciantes ecrãs, mas, principalmente, porque, quando lemos, somos transportados para mundos desconhecidos e inexplorados e, é nesse momento que a imaginação ganha vida!
Certamente que a personagem do cartoon “Sonho de Liberdade”, de Sahar Ajami, compartilha da mesma opinião, já que, quando se permite viajar nos próprios pensamentos, toda a sua expressão transmite serenidade e uma plenitude total.
A leitura tem um papel fundamental na promoção da liberdade. Permite-nos viajar através do tempo e do espaço, visitando lugares fantasiosos ou que já existem há alguns séculos, o que nos proporciona a sensação de liberdade. A leitura também pode ser encarada enquanto instrumento de intervenção sobre o mundo em desalinho, pelo que é nela que muitos ativistas encontram a sua motivação e inspiração, lendo sobre difíceis realidades o que os incentiva a lutar por um mundo melhor, oferecendo a sua voz de protesto em prol de um cosmos verdadeiramente mais livre.
A frase “Ler é viajar nas asas da imaginação” enfatiza a importância da imaginação no nosso dia a dia, pois, imaginar permite-nos criar, sonhar e inovar. Ao ler, expandimos os nossos horizontes e exploramos possibilidades infinitas.
Em suma, a leitura tem inúmeras vantagens: permite-nos conhecer o mundo e desenvolver a nossa imaginação. Um bom livro não pode ser subestimado, pois tem o poder de nos levar a lugares inimagináveis e enriquece as nossas vidas de todas as maneiras.