ATIVIDADES REALIZADAS PELO SPO/GAAF |A equipa do SPO

O meu filho/a entrou para o 1º Ciclo/2ºCiclo – e agora?

Numa era em que parece haver manuais de instruções para tudo, ainda não se conseguiu criar um manual para a parentalidade.
Ser mãe ou pai é ter um trabalho a tempo inteiro, sem direito a baixa médica ou férias!
É certamente o emprego mais compensador do mundo mas é também o mais difícil, muitas vezes recheado de dúvidas e incertezas pautado por desafios constantes.
Neste sentido, no passado dia 28 de Setembro de 2023, pelas 18horas, na escola-sede de agrupamento – Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte foram dinamizadas pela equipa técnica do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento duas sessões dirigidas aos Encarregados de educação dos alunos que ingressaram no do 1º ano do 1º CEB (Dra. Filipa Silva) e no 5º ano do 2ª CEB (Dra. Milena Lopes) respetivamente.
Foram abordados alguns temas que achamos importantes para facilitar a integração dos alunos e o apoio aos pais nesta fase tão importante de transição de ciclo.
O papel dos pais é fundamental para auxiliar o desempenho dos seus filhos na escola. Isto traduz-se pela manutenção ou a construção de condições de tranquilidade diálogo e autoconfiança nos alunos.
“No fim do dia, pergunte ao seu filho(a): "O que aprendeste hoje na aula de …?". E não ficar satisfeito com uma resposta do tipo "Aprendi muitas coisas!" ou "Resolvi equações!". É necessário ir mais longe e fazer perguntas de modo que ele(a) lhe ensine o que aprendeu. Mesmo que ele(a) diga "não sei!" ou "não me lembro!". O que lhe proponho é que dedique cinco minutos por dia ao seu filho(a) conversando sobre a escola e o que ele(a) lá faz. “Divertiste-te?” “Fizeste amigos novos?” Perguntar tudo o que lhe apetecer. O mais importante é que converse com ele(a). Desta forma já está a ajudá-lo a fazer uma boa integração e até a estudar.
Não fique frustrado por não compreender tudo o que ele diz. É natural!
Mas não desista facilmente. Se ele(a) sofre de um caso de "preguiça", ajude-o a ganhar motivação e autodisciplina na sua organização pessoal.
Pode até começar por incentivar pequenas tarefas de casa para promover a responsabilidade e a autonomia. Os testes/fichas de avaliação podem ser um momento de tensão tanto para os estudantes como para os pais. É importante controlar a sua própria ansiedade. Arranje um sítio para o seu filho(a) estudar com privacidade, sem distrações e onde se trabalhe tranquilamente.”
Foram algumas das dicas fornecidas aos encarregados de educação, num clima intimista e de partilha, onde os presentes puderam colocar questões, dúvidas, partilha de experiências e até dar sugestões.
De acordo com a avaliação dos EE (através do tratamento estatístico das respostas dadas a um questionário de avaliação fornecido no final das sessões pode concluir-se que, esta iniciativa foi de encontro às expectativas dos EE, uma vez que a maioria dos presentes consideraram o tema muito importante, adequado e útil.
Neste sentido, reforçamos a completa disponibilidade dos serviços de apoio e da escola em si para continuar a acolher e apoiar os EE nesta fase de mudança. Relembrando que é uma transição normal, já todos por lá passamos e com tranquilidade as coisas vão correr bem!
Para refletir em família…
“Mais do que de críticos, os jovens necessitam de modelos.” (Joseph Jobert)
“Na vida há algo pior que o fracasso: não ter tentado nada.” (F. Roosevelt)
“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessita de aprender.” (Dickens)
“Ninguém caiu tão baixo que não possa ser levantado pelo amor.” (Gandhi)

Muito amor, paciência e persistência - é TUDO o que precisa!
Votos de um excelente ano letivo!

Design by JoomlaSaver