Três perguntas para… |Ana Jordão
Coordenadora do 1º CEB
- Qual o maior desafio no agrupamento, neste momento?
Esta poderia ser uma pergunta a que responderia de forma diferente a cada semana, talvez... porque são, realmente, variados os desafios sentidos. Mas penso que posso resumir, para já, numa palavra: Adaptação. Porque como pessoas e Escola que somos - sentimos, refletimos, adaptamo-nos e agimos para a evolução e crescimento das nossas crianças e jovens - e a nossa. Adaptação ao que cada um é e o que cada um quer ser; adaptação às tecnologias (dentro e fora, antes, durante e depois das aulas e dos estudos...); adaptação de práticas aos desafios a solucionar a cada dia (nos tempos letivos e depois deles), ansiando que a nossa saúde física e mental seja forte e resiliente para nos apoiarmos a crescermos juntos, neste mundo desafiante!
- Um desejo para o agrupamento para estes quatro anos?
A contínua valorização e respeito por todos e entre todos os que deste imenso grupo fazem parte!
- Como se vê daqui a quatro anos?
Se esta minha bola de cristal estivesse a funcionar, talvez me mostrasse que, daqui a quatro anos, a relação/ a criação/ a comunicação entre todos os elementos das comunidades estariam a permitir construir novas aprendizagens, a permitir a valorização de todos, a permitir uma sociedade mais saudável.
Permitam-me que veja os professores do 1.º ciclo menos solitários e mais reconhecidos pela responsabilidade e pelo trabalho que desenvolvem a cada dia, em imensas vertentes, não só as curriculares ou as burocráticas, mas, também e muito, sociais e emocionais.
Permitam-me que veja esta função de Coordenação de Departamento como desafio superado e de algum contributo para o 1.º ciclo, este ciclo que sinto e vivo... intensamente! :)