As alunas e os alunos do Curso Profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar

São 12 raparigas e 2 rapazes que frequentam este novo Curso Profissional. Trouxeram para ele sonhos, expetativas e motivações. Contudo, e apesar de serem “muito bem acolhidos”, como diz o Nuno, que sente que “estão entre amigos”, eles são diferentes e logicamente têm sonhos diferentes. Nuno já passou pela experiência de 1 ano no curso profissional de Cozinha e Pastelaria, ao qual não se adaptou, e nem sabe bem o que fazer depois deste curso, porque o que ele queria mesmo era “música”. Gosta da “parte prática”, sobretudo “das massagens”, diz enquanto exercita esta prática com o Telmo, que no momento é o seu “cliente”. Para o Telmo, este curso foi a sua primeira escolha após terminar o 9º ano, mas “ainda é cedo para saber o que virá a fazer quando o terminar”.
Ema faz par com a Bárbara. Apesar de estarem na aula de massagem como duas profissionais, tinham outros sonhos. Ema queria “Teatro e Televisão”… mas não há por aqui e como também gostava de massagens, decidiu vir para este curso. Passada a desmotivação dos dois primeiros meses, “porque não havia qualquer equipamento”, agora está muito satisfeita. Decidiu que vai terminar este curso e, quem sabe… não venha depois a “ter hipótese de fazer o de Teatro”.


Bárbara sonhava ser cantora mas falta-lhe “voz” diz, com algum humor. Também pensou nas artes, mas a mãe falou-lhe deste curso e ela “depois de pensar um pouco” acabou por aceitar a sugestão. Na verdade ela até já tem “lugar garantido para trabalhar como massagista”, em espaços da sua família, logo que termine o curso.
A Marlene a Núria estão aqui por diferentes razões. A primeira pensou em “Eletrónica”, mas houve “outros motivos” que a trouxeram para este curso, que acha “muito interessante”, embora pensasse que teriam “mais prática”. Gosta mesmo das massagens. Núria sempre gostou da “área da estética” e este curso foi a sua primeira opção. Depois de o terminar, quer “fazer formações mais específicas em estética e cosmética”.
Mariana e Sara, nos papéis de massagista e cliente, propõem à repórter que olhe e fotografe. Um cheiro a óleo de bebé desprende-se das costas da Sara e das mãos da Marina, que massaja com movimentos firmes e elegantes, “aprendidos com o professor Paulo”, diz com seriedade de profissional.
A Yara, aluna com Currículo Educativo Individual (CEI) não pode praticar a massagem, mas tem um papel muito importante no curso: é ela que trabalha os conteúdos para o site. Para a Tânia, este curso foi a sua primeira escolha e está a gostar muito. Gosta da massagem mas a cosmetologia também não lhe é “indiferente”.
Respeitando a preferência de algumas alunas pelo silêncio, antes de sair da sala 1 A9, transformada em gabinete na quarta feira à tarde, deixei uma promessa: “voltarei quando começarem a prestar serviço à comunidade escolar para uma massagem para perder pneu”. O que mereceu de imediato um reparo bem humorado do professor: “massagem drenante e de celulite, queres tu dizer? A solução mais eficaz passa pela boca. É que ao contrário do que se pensa, essas massagens só fazem emagrecer o massagista”!

 

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