Textos e fotografias de Alice Marques
Mais uma aposta do AEMGP
Curso Profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-estar
OP&V continua a dedicar mensalmente uma rubrica aos cursos profissionais da Calazans Duarte, com o objetivo de contribuir para a sua divulgação e valorização. Fevereiro é dedicado ao Curso Profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar. A repórter do P&V falou com os três professores da área tecnológica e com todas as alunas e alunos e deixa uma visão do curso bem como uma antevisão do este que pode vir a ser para a comunidade.
Quando na reunião de rede do final do ano passado foi apresentado o curso profissional de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem Estar, os directores presentes torceram o nariz. Todos? Não. Cesário Silva, o visionário diretor do AEMGPoente “virou a cadeira” e disse: Eu quero! E foi assim que a Calazans Duarte se tornou a única escola da região centro com esta oferta formativa.
Um desafio que, até agora está ser ganho. Foi o primeiro curso para 2017/18 a fechar as inscrições, tendo a procura excedido a oferta de vagas (14). Dispondo a escola de recursos humanos adequados, apenas foi preciso contratar uma formadora externa para a área tecnológica (Ana Paour) e fazer algum investimento para pôr o curso em marcha, muito embora o equipamento e outras aquisições básicas para o trabalho prático só tivessem chegado em novembro. Todas as quartas feiras à tarde, a sala 1 A9 é transformada num gabinete onde decorrem as aulas práticas de massagem. Esta transformação é feita pelos próprios alunos que para tal vêm meia hora antes da aula começar. Passado o desânimo inicial, por não terem as marquesas, as fardas, os croques… as 12 raparigas e os 2 rapazes do curso manifestam agora um entusiasmo autêntico e já assumem poses de massagistas!
O passo seguinte é transformar a sala num verdadeiro gabinete de massagens que possa prestar serviço à comunidade escolar, criando zonas individualizadas. Nada que represente um rombo no orçamento, que neste momento ronda os 4000 mil euros gastos. Por isso, em visita ocasional à sala num dia em que recolhíamos dados para esta reportagem, o Diretor não teve como recusar quando o professor Paulo Tojeira, diretor do curso, lhe falou por alto da proposta. “Avança” – disse ele, perante a jornalista e os distintos membros da Confraria da Sopa do Vidreiro que o acompanhavam.
Diretor do curso, diretor de turma e professor de Técnicas de Massagem, Paulo Tojeira tem altas expetativas sobre o que este pode vir a ser, para os alunos, para a comunidade escolar e para a comunidade marinhense em geral. A criação e manutenção dum site MIMUS - Gabinete de Bem-Estar (https://.wixsimassagem1720te.com/mimus/curso), de forma a envolver os alunos do Curso Profissional de Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar, para se iniciarem na atividade profissional em situação simulada, prestando serviços à comunidade escolar”, a criação do Gabinete de Bem-Estar e a intervenção no piquenique na quinta feira da “espiga” constam no Plano Anual de Atividades e são todas para realizar.
Marquesas portáteis, rolos, fardas, croques, toalhas, óleos essenciais são para já a satisfação dos/das futuros/profissionais, que, aos pares, na aula se vão revezando entre clientes e massagistas.