Inês Duque


Nesta edição irei escrever sobre um tipo de dança que, sendo uma subseção do HardDance, originou vários géneros diferentes, como por exemplo: o Freestyle, o Starstyle e o Tekstyle. Este estilo intitula-se de Jumpstyle.
Esta dança teve origem na Bélgica, em 1997, mas só em 2005 é que se espalhou pela Europa toda, tornando-se numa dança em evolução constante. Os primeiros “Jumpers” (nome dado aos bailarinos que praticavam Jumping), dançavam num estilo mais Oldschool, pois utilizavam um grande número de movimentos base e alguns truques.
Em termos de performance, é mais popular o “Solo Jump” que consiste numa só pessoa a dançar; no entanto, poder-se-ia praticar o “Duo Jump” que consiste em dançar com um parceiro, sendo bastante admirada a sincronização de ambos os bailarinos. A dança utiliza uma variedade de movimentos de chutes e pulos, com as pernas para a frente e para trás, ao ritmo da música. A maneira mais pártica e fácil de aprender a fazer Jumpstyle é começar pelo “Oldschool”, sendo este um estilo mais simples e mais tradicional.


Em termos musicais, as músicas que se adequam a este tipo de dança são faixas mais melódicas e medidas em BPM (batidas por minuto), sendo então descendente do Happy Hardcore e Gabber. As suas batidas rondam os 135 a 180 BPM. Jumpstyle não pode ser encarado como um simples avanço do Gabber, sendo caracterizada por uma 909 kick drum usada em 4 tipos de batidas (utiliza-se este tipo de equipamento para compor músicas Techno, Hip Hop, Trance, Rock, House, Pop, etc). Também tem influências de Chicago House e Hard Dance. Hoje em dia, o Jumpstyle tem o seu próprio estilo de música, tendo este o mesmo nome da dança. Os géneros musicais Hardstyle e Hardcore Gabber podem ser dançados igualmente; no entanto, só os Jumpers mais avançados é que preferem esse estilo musical.
Jumpstyle pode ser realizado em vários estilos, tais como:

• Oldschool Jump - "O Primeiro Passo Básico". É o pontapé inicial para a dança, sendo composta por cinco movimentos e geralmente usada com pouca velocidade.
• FreeStyle - É um estilo mais livre, com vários tricks, utilizando a RealHard base.


• SideJump – Semelhante ao FreeStyle; no entanto, neste estilo, o dançarino pode usar os elementos originais que não são utilizados no Freestyle, por exemplo a trick "Wheel" (um chute no qual se gira o joelho em voltas diferentes).
• OwnStyle - O Jumper pode dançar qualquer estilo, ao seu critério e de acordo com o seu próprio modo, sem copiar ninguém. Como diz o nome, Own Style = Estilo Próprio.
• HardJump – Consiste em colocar a Base HardJump de forma agressiva, dançando com as pontas dos pés. As tricks são opcionais.
• Tekstyle - É um estilo bem interessante e muito diferente dos outros do JumpStyle. A maior parte da dança é diferente, pois o Jumper pode usar movimentos mais elásticos (mais soltos) e usar mais o trick "wheel", usado com frequência no Sidejump e no Ownstyle.
Em suma, este tipo de dança começou a ganhar importância e fama 8 anos depois de ter sido inventado. No entanto, não deixa de ser um tipo de dança ao qual se deva dar reconhecimento e revelar ao mundo. Assim, Jumpstyle torna-se num estilo divertido e interessante de se aprender e realizar devido ao facto de possuir várias variantes e músicas.

Design by JoomlaSaver