Alexandre Loureiro

Desde o ínicio dos tempos que a espécie humana perceciona o mundo que a rodeia fazendo-se reger, certamente, pelo sonho através do qual ambiciona por novas descobertas e explicações plausíveis acerca dos acontecimentos e factos que observa ao seu redor. Deste modo, é de extrema importância o exercício do sonho para impulsionar uma comunidade a observar e interrogar-se sobre tudo à sua volta.
Primeiramente, a mente do ser humano constituí um exlente trunfo para o avanço de uma sociedade a todo os níveis, distanciando a raça humana de outros seres vivos. Este facto permite que através da utopia, do sonho, o ser humano ambicione possuir um conhecimento empiricamente verdadeiro e desvendar as etapas que antecedem um fenómeno. Para que o sonho de um indivíduo se possa realizar são imprescindíveis mecanismos e formas que permitam chegar à verdade. Um exemplo que ilustra a ideia acima referida é o interesse que o homem sempre demonstrou pelo espaço, sonhando ir mais além do que os seus conhecimentos permitiam. Assim, através da construção e edificação de novas expedições ao espaço foi possível a concretização de um dos sonhos da espécie humana que, sem dúvida, contríbuiu para desvendar os horizontes e amplificar os conhecimentos do ser humano.
Por outro lado, o papel do sonho da vida do ser humano constituí um fator de extrema relevância para o crescimento e desenvolvimento das mentalidades da sociadade humana, contribuindo para o impulso civilizacional dos conceitos de igualdade e de fraternidade. Tome-se por exmeplo Nelson Mandela que face ao regime opressor e discriminatório que regia o seu país, tomado pelo sonho de um dia todos os seres humanos possuírem a mesma igualdade de direitos, contestou o regime e impulsionou o crescimento de revoluções contra os governantes do seu país. Deste modo, graças à realização de um sonho, foi possível edificar uma sociadade mais justa e humanitária contribuindo para o avanço da humanidade a níveis civilizacionais e humanitários.
Em suma, o sonho constituí uma peça fundamental e imprescindível ao desenvolvimento e crescimento da espécie humana, quer a níveis tecnológicos e do conhecimento da realidade circundante, quer a níveis civilizacionais. Assim, deve ser impulsionada a prática de sonhar, ou seja, da concretízação dos objectivos de cada indivíduo para que a humanidade se eleve a um estatuto civilizacional mais elevado.

 

Design by JoomlaSaver