Catarina Coelho
Nos dias de hoje, a Natureza assume um papel extremamente importante para o Homem no entanto, este não dá o devido valor a um dos bens mais preciosos que tem. Sem a Natureza estável o Homem sofre consequências destrutivas de muitos dos seus bens.
Primeiramente, a Natureza assume um papel preponderante na existência do Homem e de todos os seres vivos, pois é desta que se obtém o oxigénio, elemento fundamental para a sobrevivência dos Homens. A Natureza é fundamental para a preservação de um meio ambiente saudável e equilibrado, pois esta abriga os animais, que fazem parte das cadeias tróficas, e que fazem com que o mundo esteja em perfeito equilíbrio. Por exemplo, aquando dos fogos horrendos que destruíram milhares de hectares de pura Natureza, em Portugal, as dunas da zona costeira ficaram sem a proteção que lhes assegurava o estável fixamento destas nas praias ao deixarem de ter proteção, estas irão inundar os terrenos queimados e essas terras irão ficar desertas, o que terá um impacto enorme na vida das populações de animais que lá viviam e, consequentemente, na vidas dos Homens.
Segundamente, a Natureza tem uma importância enorme para o bem individual do Homem, pois, quando a preservação desta está em perigo, coloca a vida das pessoas em perigo, quando permanece estável, a vida das pessoas corre normalmente no entanto, cabe às pessoas preservar a Natureza para conseguirem também ter uma vida harmoniosa. Por exemplo, o acidente nuclear de “Chernobyl” teve um forte impacto naquela região. Ainda hoje, passados tantos anos, a Natureza e os próprios habitantes sentem as consequências do mesmo. Deste acidente causado por homens resultaram doenças nas pessoas que as transmitem aos seus descendentes, o que mostra que o desleixo em relação à Natureza por parte do Homem, mesmo que por pouco tempo, tenha um impacto negativo durante tempo indeterminado.
Conclui-se que a Natureza para os Homens pode ser comparada com a mãe para um bebé se a mãe não estiver num estado pleno de saúde, o bebé também não estará, logo, se a Natureza não for preservada, o Homem nunca estará completamente estável. Por isso, a preservação da Natureza assume um papel extremamente importante para o Homem e este nunca deverá deixar de preservá-la.