Ana Filipa Frias

Principalmente nos dias de hoje, o sonho é algo partilhado cada vez mais entre o Homem. Surgem cada vez mais ideias e projetos sonhados de um modo geral por todos, sejam estes para cumprir e sustentar a curto ou longo prazo. Desempenhará o sonho algum papel importante na vida do ser humano ou ficará maioritariamente das vezes ''preso''/''fechado'' na mente de cada um?
Primeiramente, pode afirmar-se que o Homem já ganhou bastante à custa do sonho ao longo da história. Tal como afirmava António Gedeão, ''Sempre que um homem sonha / O mundo pula e avança'', isto é, se o ser humano seguir qualquer que seja o seu sonho terá fortes probabilidades de o realizar, obtendo ainda benefícios não necessariamente apenas para si próprio, mas também para aqueles por quem é rodeado. Pode dar-se o exemplo do famoso 25 de Abril ocorrido em 1974. Os homens do nosso país sonharam com a nossa liberdade e lutaram pela mesma sem desistir. Desta forma, fizeram Portugal dar um passo gigante na sua história, uma vez que conseguiram realmente concretizar o grande sonho da democracia que acabou por beneficiar toda uma nação.
Por outro lado, muitas vezes o ser humano também consegue sonhar para além das suas capacidades. Isto é, sonhar com o quase impossível ou com aquilo que nunca conseguirá alcançar, pelo menos sozinho. Temos exemplos destes atuais e também falhanços a ocorrer diariamente, sejam estes individuais ou conjuntos, e até na indústria ou comércio. No entanto, também existem muitos homens dos que passaram pela história do nosso país a terem falhado a todos os níveis, prejudicando-se quase de igual modo a si e aos seus (ao país). D. Sebastião, nomeadamente. Embora tenha sido um homem corajoso arriscando tudo, incluindo a sua própria vida, terá sonhado demais, visto que sonhou com uma batalha que julgava vencer praticamente ''sozinho'' e sem treino necessário. A atitude/o sonho irresponsável do mesmo acabou por o levar então à morte em Alcácer Quibir, prejudicando assim o país e deixando toda uma nação cheia de problemas, inclusive o de sucessão ao trono.
Em suma, o sonho desempenha um enorme papel na vida do homem. A nossa vida depende dos mesmos, pois alguém sem sonhos será certamente alguém sem objetivos de vida. No entanto, é muito importante medir as nossas capacidades e meios para os atingir, porque é isso que aumentará a probabilidade de os realizarmos ou não com sucesso.

 

Design by JoomlaSaver