Ricardo Nazaré

Para o ser humano, a memória serve como um instrumento que se torna importantíssimo na vida diária e que permite lembrar de diversas coisas que experienciamos, incluindo coisas do passado. Mas será que a memória nos permite construir uma imagem idealizada do passado?
Primeiramente, a nossa mente lembra-se dos momentos mais marcantes do passado, aqueles que nunca se esquecem, em que, por vezes, pode ser sentida com mais intensidade no presente, quer positiva quer negativamente, pois no momento em que aconteceram deixaram a pessoa extremamente feliz ou infeliz. Estes acontecimentos marcantes podem ser traumas de infância ou conquistas de algo importante. A memória de traumas passados pode levar à mudança de comportamentos, e, em muitos casos, desequilíbrios cerebrais que afetam a pessoa durante a vida inteira. Tome-se o exemplo de mulheres que foram abusadas sexualmente em crianças, que as torna reticentes no envolvimento com outro homem, com receio que volte a acontecer o mesmo, ou seja, elas podem associar sexo com algum elemento vivido durante a violência sexual. Este tipo violência causa um trauma gravíssimo deixando marcas para o resto da vida das vítimas, muitas delas acabam por desenvolver doenças mentais como ansiedade, depressão, e por vezes, suicídio.
Por outro lado, a memória detém um grande poder em nós, levando em muitos casos à saudade do passado, induzindo as pessoas a idealizarem a sua infância e a querer voltar atrás no tempo, para voltar a experienciar os sentimentos dessa altura, ou para recuperar algo perdido, de que sentem falta. Um exemplo desta saudade do passado é de cariz pessoal e que me diz muito, que foi a morte do meu avô. Tínhamos uma excelente relação e, quando ele faleceu, senti-me devastado, pois nunca tinha perdido ninguém tão importante para mim. O seu falecimento faz-me recordar as boas memórias que tive com ele, que me trazem felicidade por um lado, mas por outro a saudade.
Face aos argumentos apresentados, observa-se a importância da memória e o que pode afetar nos dias de hoje, tendo em conta o nosso passado e vivências. A memória leva-nos a apreciar mais as coisas e com mais maturidade, relembrando acontecimentos passados, influenciando muito o nosso comportamento.

 

Design by JoomlaSaver