José Diogo

A memória é o instrumento mais fascinante do qual o ser humano pode usufruir, devido ao facto de ser tão útil e de nos fazer recordar tanta coisa que jamais outro instrumento conseguiria.
Uma das maiores utilidades da memória é possibilitar ao ser humano recordar experiências passadas, utilidade esta que pode suscetibilizar uma imensidão de sentimentos no Homem. Mas será a nossa memória capaz de ser manipulada, de modo a que tenhamos recordações mais tranquilas e agradáveis?
Por exemplo, o nosso cérebro tem apenas uma pequena parte das suas capacidades a ser utilizada pelo ser humano, o que me leva a crer que todas as restantes funcionalidades do cérebro tenham a capacidade de, por exemplo, apagar a memória de um desastre ou acontecimento bastante negativo vivido por “um de nós”, com o objetivo de evitar sofrimento e de proporcionar uma vida mais alegre.
Recordar experiências passadas pode ser muito mais do que uma “mera” recordação. O facto da memória, através da recordação de vivências passadas, conseguir que o ser humano enfrente o futuro com uma atitude de superação e com uma mentalidade vencedora, faz com que esta (a memória) seja ainda mais fascinante e espetacular do que todos pensávamos.
Recorrendo a um exemplo pouco popular, o fundador da célebre empresa de fast food KFC teve uma vida caraterizada por sofrimento constante e situações pouco agradáveis, o que o fez recordar da única coisa que sabia fazer como ninguém: fritar frango. Esta recordação fez com que adotasse uma mentalidade forte para encarar o futuro, fazendo dele um homem milionário.
Concluindo, a memória é algo de que o ser humano devia estar grato por poder usufruir, visto que tem capacidades geniais. E só o facto de, ao lembrarmo-nos do passado, termos a capacidade de melhorar o nosso futuro e mentalidade é algo extraordinário!

 

Design by JoomlaSaver