Alexandre Loureiro
Na sociedade atual, está presente, sem margem de dúvida, a constante ambição por uma vida melhor, exercida por cada indivíduo e a consequente luta coletiva desempenhada por toda a sociedade para promover o bem comum de todos os indivíduos.
Em primeiro lugar, é de extrema relevância realçar que numa sociedade desenvolvida a níveis tecnológicos e sociais, a ampliação e melhoramento desses progressos encontra-se em permanente ausência. Ou seja, à medida que se verificam avanços tecnológicos e científicos é sentida a ausência de meios para aplicar as novas descobertas, consequentemente, de potenciais indivíduos para os aplicar o que implica a constante procura de novas mentalidades proporcionando o desenvolvimento da sociedade a níveis educacionais, contribuindo, assim, para a conquista de uma vida melhor.
Tome-se por exemplo a frenética adesão de vários jovens à universidade para a obtenção de um curso superior que, sem dúvida, irá ter extrema importância na obtenção de um cargo profissional qualificado. Este facto leva ao desenvolvimento da tecnologia e como consequência a modernização e melhoria da qualidade de vida da população, visto que esta luta constante para o bem-estar de cada um é generalizada e ampliada, constituindo, assim, um esforço pelo bem comum, realizada por todos os indivíduos.
Por outro lado, a questão levantada acarreta outro aspeto importante: a sobreposição dos interesses individuais pelo bem comum. Deste modo, face a uma realidade adversa numa sociedade, pode-se salientar e destacar aqueles indivíduos que pelo seu distanciamento dos seus interesses, são movidos pela coragem e bravura que lhes permite contestar algo face a uma anomalia presente na sua sociedade.
Um exemplo que ilustra a ideia exposta é o facto de uma sociedade ser regida por um poder absoluto e tirano, que impossibilita a liberdade de expressão da população. Face a esta situação, um indivíduo pode optar por contestar e ir contra as leis estabelecidas, abdicando da sua própria vida para promover o bem comum da sociedade sob a permanente dúvida se o seu esforço e dedicação terão impacto na sociedade.
Conclui-se que, numa sociedade, os indivíduos podem optar por diferentes modos de agir para a melhoria da qualidade de vida. Porém é certamente relevante que, em ambos os casos, trabalhem em conjunto constituindo e contribuindo, sem dúvida, para a luta pelo bem comum que acarreta com consequência a conquista de uma vida melhor para cada individuo.