José Encarnação

A Direção do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, que tem sede na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, emitiu, no passado dia 2, o seguinte comunicado: «Serve o presente para informar que o nosso Jornal Ponto&Vírgula venceu o concurso de jornais escolares, na categoria - Ensino Secundário. A direção felicita e agradece a todos os que se envolveram na realização deste projeto e ao seu coordenador José Nobre. A notícia foi publicada na passada 6ª feira no seguinte link:

https://www.publico.pt/2020/10/30/publico-escola/noticia/horta-noticias-comunica-ponto-virgula-vencem-concurso-nacional-jornais-escolares-1937271
Abraço,
Cesário Silva».

Na citada notícia pode ler-se: «O vencedor do escalão C (ensino secundário), Ponto & Vírgula, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, sai habitualmente em formato digital na primeira quarta-feira de cada mês. Duas ou três vezes em cada ano lectivo, as edições são impressas e encartadas com o Jornal da Marinha Grande, o que é visto como importante para “o reforço da relação com a comunidade”. Cada um dos vários jornalistas residentes “tem uma rubrica própria e total liberdade editorial”.»
Perdoar-se-me-á a ousadia de veicular esta informação nas duas listas [endereços de correio eletrónico omitidos por razões de privacidade]. É que me foi dada a oportunidade de, como jornalista convidado, colaborar em alguns dos números, de março de 2017 a junho de 2019, e tive, por isso, ensejo de acompanhar o trabalho de toda uma equipa constituída por docentes e por estudantes. As rubricas eram variadas, as entrevistas oportunas e os textos de reflexão quer de professores quer de alunos situavam-se a um nível superior, abordando com saber temas da maior utilidade. Era a comissão redatorial animada pela Professora Alice Marques, Mestre em História e Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Vários dos seus discípulos viriam a abraçar essa profissão, porque, na verdade, Ponto & Vírgula acabava por ser alfobre de vocações. Inesperadamente impossibilitada de prosseguir na sua missão, devido a doença súbita de que, lenta e mui corajosamente, está a recuperar, a Dra. Alice Marques já teve um dos números em sua homenagem. Numa época em que o voluntariado é tão importante para a formação dos jovens e o incentivo a que ponham por escrito as suas ideias e comentários ao que se passa à sua roda se torna deveras relevante do ponto de vista didáctico e pedagógico, Ponto & Vírgula tornou-se precisamente esse singular veículo de uma dinamização sem par. Daí, a justeza do prémio atribuído, com que particularmente me congratulo, no voto de que o jornal prossiga corajosamente na senda traçada.

 

Design by JoomlaSaver