Filipa Nobre|Opinião
Existem várias perspetivas no que diz respeito ao tema sobre a importância do planeamento na vida humana, uma vez que cada pessoa experimentou uma experiência diferente sobre o assunto. Devido às diferentes situações na vida, é possível obter várias opiniões sobre se é bom ou mau existir um planeamento na vida humana.
Por um lado, é bastante favorável ao ser humano realizar um planeamento no que diz respeito ao seu futuro. Nesse seria positiva a decisão de planear algo antecipadamente, uma vez que iria ajudar a seguir no presente os passos necessários, assim como as decisões que são precisas tomar para que futuramente se chegue à meta pretendida pelo sujeito que vai realizar o planeamento. É tido como exemplo para fundamentar a ideia positiva em relação a este tema o planeamento do futuro profissional de um jovem. Se o jovem planear o seu percurso profissional irá evitar indecisões no que toca ao seu futuro e será capaz de realizar decisões que o favorecerão.
Por outro lado, nem sempre se torna favorável o ato do planeamento, uma vez que não podemos adivinhar o futuro e por essa razão não teremos a certeza de que tudo ocorrerá como planeámos. É pertinente usar neste caso o exemplo do planeamento de um dia. Não será garantido que tudo ocorra como previsto, pois os fatores como o tempo, o trânsito, um local lotado de pessoas, um esquecimento de algo ou uma situação imprevista podem sempre comprometer esse dia e fazer com que ocorram mudanças nos planos. Consequentemente, dever-se-ia ter em conta esses fatores ao planear as situações na vida humana.
Concluindo, observando as situações deste modo, é possível reforçar a ideia de que, dependendo do que o ser humano for planear, poderá ser considerado favorável ou não, uma vez que poderá ajudar na tomada de decisões no presente, mas também não existe a certeza de que tudo correrá de igual forma.