P&V


Decorreu no dia 19 de abril, na escola Calazans Duarte, mais uma campanha de recolha de sangue e inscrição de potenciais dadores de medula óssea. Deram sangue 33 pessoas, das 53 que responderam ao apelo, e 26 foram inscritos como potenciais dadores de medula.
Sendo um número ligeiramente mais baixo do que o do ano anterior, foram, contudo, mais os jovens que compareceram, “cerca de 90%”, como disse ao P&V, Aníbal Curto, Presidente da Associação de Dadores de Sangue da Marinha Grande, o que foi motivo de grande satisfação.


Clara Oliveira, professora na escola Calazans Duarte, que há mais de uma dezena de anos dinamiza esta campanha, apesar de satisfeita com a juventude dos dadores e com o facto de virem também alunos da EPAMG e da Pinhal do Rei, não deixou de lamentar a quase total ausência de professores dadores: “as minhas expetativas são sempre moderadas, mas não deixo de ter um amargo de boca pela ausência de professores da casa”. Reconheceu que a data da recolha, sendo quase a seguir à interrupção da Páscoa, não deixou muito tempo para a divulgação, o que “talvez tenha contribuído” para uma afluência ligeiramente menor.
A campanha de recolha foi precedida por uma sessão de sensibilização, que decorreu no dia 17, encheu o auditório e contou com presenças habituais: Norberto, dador de medula, Teresa Nóbrega, mãe de um ex-aluno da escola que não foi possível salvar por falta de medula compatível, e Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, sobrevivente a um transplante de medula, que passaram a mesma mensagem, “Uma vida nas tuas mãos”, para um auditório diferente.

Design by JoomlaSaver