Alice Marques

Tinha um nome prosaico, “O mar e os seus recursos”, a palestra decorrida no dia 19 de Março na escola Calazans Duarte, no âmbito do projeto Eco-escolas, coordenado pela professora Fátima Roque.
O palestrante convidado, Dr. Paulo Jorge Maranhão, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, (faz parte do Instituto Politécnico de Leiria) trouxe muita informação sobre os recursos marinhos explorados e sobre outros a explorar e apresentou vários projetos desenvolvidos naquela instituição.
Toda a palestra teve como pano de fundo o conceito de sustentabilidade, que explicou, de forma acessível, às escassas dezenas de alunos presentes no auditório: “Sustentabilidade é podermos usar os recursos de que dispomos, mas garantindo que as futuras gerações também poderão usá-los”.
Após considerações gerais sobre os recursos oceânicos, Paulo Maranhão centrou a palestra na costa portuguesa, mais especificamente ao largo de Peniche até às Berlengas.
À pesca, praia e surf, sem esquecer o polémico projeto de exploração petrolífera, recursos tradicionalmente considerados, este professor e investigador juntou novas utilizações como a Energia Azul (eólica, das marés, das ondas e o projeto de Almagreira- energia produzida pela deslocação das algas), as fontes hidrotermais, a aquacultura, produtos farmacêuticos e corantes naturais, a maioria das quais o auditório desconhecia.
Imagens das profundezas acompanharam esta aventura no mar, onde destemidos exploradores, deslocando-se em sofisticados meios de transporte e munidos de equipamentos fotográficos, captam a vida na escuridão e nos mostram estranhos animais com “ar ameaçador” quando ampliados, mas que são realmente inofensivos.
Nas instalações da escola e do laboratório, com vista privilegiada para o mar, fervilha conhecimento sobre os oceanos e trabalha-se arduamente em projetos economicamente viáveis mas sustentáveis. O Algelo, o Pão de Algas, os Caranguejos Pilado, o Ouriceira e os Pepinos do Mar são alguns nomes exóticos de projetos em curso.
Com três licenciaturas e mestrados, em Biologia Marinha e Biotecnologia; Biotecnologia e Engenharia Alimentar, a ESTTM de Peniche conta atualmente com cerca de 1500 alunos. As condições acesso constam no guia anualmente divulgado. E há também o TESP, com a duração de 4 semestres (3 de aulas e 1 de estágio) que asseguram créditos, desde que aprovados, aos alunos que pretendam prosseguir depois para uma licenciatura.

 

Design by JoomlaSaver