Associação de Pais e EE da Calazans Duarte

A missão principal da Associação de Pais é proporcionar um bom ambiente e boas condições de vida escolar aos nossos filhos/educandos, neste âmbito a dinamização de eventos/ações são, em grande parte, a face mais visível da nossa atuação.
As atividades realizadas visam, também, uma maior aproximação, convívio e interação entre toda a comunidade escolar; Alunos, Pais Encarregados de Educação, Direção, Docentes e não Docentes, de modo a proporcionar uma formação integral e integrada dos alunos, o que isoladamente não teria a mesma eficácia. A Associação pretende, também, promover a ligação entre os Pais/Encarregados de Educação e a Escola de uma forma cordial, integradora e colaborativa. Sabemos que a participação ativa e continuada de Pais e Encarregados de Educação é vista pelos filhos como uma demonstração de empenho e interesse pelo seu bem-estar e sucesso, constituindo, deste modo, um elemento motivador para o jovem.
Cabe a todos, Escola, Associação, Pais/Família, criar e estimular um ambiente educativo saudável de modo a formar alunos/filhos competentes e felizes, pois sabemos que juntos, vamos mais longe e mais facilmente atingiremos o objetivo comum: a realização dos sonhos de cada jovem.
Nesse sentido a Associação de Pais em colaboração com a Direção da Escola e Associação de Estudantes levou a cabo recentemente mais dois eventos: Palestras/Debates sobre as temáticas Educação e Sucesso, com a participação do Exmº Professor Jorge Rio Cardoso e a Caminhada Solidária.
As Palestras/Debates realizaram-se, no passado dia 17 de abril e desenvolveram-se em três sessões: “Como me tornar num aluno de sucesso”, “Como educar no Século XXI”, e “Como ajudar o meu filho a ser um aluno de sucesso”, destinadas a Alunos, a Docentes e Não Docentes, e a Pais e Encarregados de Educação, respetivamente, foram brilhantemente orientadas pelo nosso ilustre convidado e revelaram-se pertinentes, proveitosas e muito interessantes. Aspetos muito importantes como: a motivação para a vida e para o sucesso; a confiança; exigência/envolvimento dos pais; os pilares essenciais do método de estudo; a comparação consigo mesmo e não com os outros; ser aquilo que se quer ser, entre outros, foram superiormente explanados pelo prestigiado orador.

 


No dia 21 de abril realizou-se como previsto, a nossa Caminhada Solidária “Rogério Carmo”. A dinamização e realização deste evento solidário teve como objetivos fundamentais:
- Promover/reforçar, na comunidade escolar, a ideia de que um pequeno gesto solidário pode fazer muita diferença;
- Promover/reforçar nos jovens a educação para a cidadania, nomeadamente a sensibilização para a solidariedade e ajuda ao próximo;
- Uma mobilização e adesão de toda a comunidade escolar e local para atos solidários;
- Angariação de bens alimentares e produtos de higiene para associações de solidariedade social.
Apesar das “ameaças meteorológicas” os participantes revelando elevada solidariedade e resiliência puseram-se a caminho e foram contemplados com condições meteorológicas divinais. A Caminhada decorreu em excelente ambiente saudável e de convívio. Até o Sol nos sorriu.
Os bens alimentares e produtos de higiene que, solidária e gentilmente foram entregues, serão doados, como anunciado, ao Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) e à Associação Novo Olhar II.
Pretende-se com a realização destas iniciativas e outras realizadas e a realizar contribuir para a formação integral e integrada dos nossos jovens, reforçando/complementando a formação recebida na Escola, nas mais variadas vertentes: formação pessoal, cidadania, saúde, pedagogia, social, lúdica, entre outras. Pretende-se, também, um reforço na motivação e corresponsabilização pelo próprio sucesso.
A Associação de Pais agradece e enaltece a parceria da Direção da Escola e a importante colaboração da Associação de Estudantes.

Design by JoomlaSaver