Gabriela Dâmaso, Ana Carolina, Leonor Reis, Lara Salgueiro e Luís Alves (9º E)

O Perfil dos alunos do ensino básico
Gabriela Dâmaso, numa original intervenção na assembleia de alunos de 15 de janeiro, em que se discutiu o seu perfil, apresentou o resultado de discussão no seu grupo:
1) Como devem ser os alunos no final do 9º ano?
Autónomos, responsáveis, pessoas mais cultas, curiosos, participativos, conscientes e organizados, realizar metas e objetivos.

2) Que capacidades devem ter os alunos?
Por muito bom que fosse que todos cumpríssemos este perfil, os alunos não são robôs que podem ser programados para correspondera este perfil ideal.
As capacidades a nível de conhecimentos não implicam a existência de capacidades a nível social, isto é, embora uma pessoa seja bem sucedida na escola, pode ser uma pessoa horrível em termos de personalidade e o contrário também acontece.
Mesmo que a comunidade escolar proporcionasse tudo o que pudesse para que os alunos cumprissem este modelo, não conseguiríamos ser esse aluno, pelo menos não completamente, pois não somos perfeitos, ou alguma vez viremos a ser, visto que todos temos falhas, todos nós erramos, todos nós caímos, todos nós somos humanos.
Por isso, em grupo, chegamos à conclusão de que esta ideia do perfil do aluno não é totalmente possível de cumprir, porque cada um é como é, cada um tem aspetos positivos e negativos em si, cada um é melhor numas coisas que noutras. Todos somos diferentes e é isso que nos faz interessantes e ser quem nós somos. Mudar isso seria simplesmente ERRADO.

Design by JoomlaSaver