EB-CASAL-MALTA

Olá, malta!
Queremos partilhar com todos os que estão a ler este jornal que a ciência é altamente e faz muito bem à nossa mente!
Estamos em Casal de Malta e nós e as professoras, depois das experiências do ano passado, pensámos continuar as descobertas no mundo das ciências. Mesmo sem nos podermos juntar, com o projeto “Cientific@mente” temos experienciado, em cada mês, visitas virtuais e atividades com uma ciência diferente. Assim, trabalhamos conceitos, pesquisamos curiosidades e… conhecemos cientistas! Temos vivido interessantes momentos culturais e de aprendizagem através de programas educativos virtuais, em sessões de videoconferência, desafiando-nos a querer conhecer melhor o mundo que nos rodeia.


No mês de outubro foi a vez da Zoologia, com a visita virtual ao ZOO. Os tratadores mostraram-nos várias espécies que aí habitam e como diferem na morfologia, fisiologia, comportamento, relações com o habitat… e também como contribuir para a sustentabilidade na Vida na Terra.
No mês de novembro foi contemplada a Astronomia e tivemos uma conversa com um cientista, o astrónomo e investigador Ilídio Costa, que trabalha no Planetário do Porto. Entrámos numa missão que nos permitiu a descoberta dos corpos menores do Sistema Solar – os asteróides. Sabem que há um dia dos Asteróides? Qual é?


Em dezembro, trabalhámos com a Matemática, na sua Geometria e nos Origamis, com a professora Anabela Gaio: professora de matemática e ciências, membro da APM, formadora de professores e especializada em fazer aparecer formas e figuras. Partilhou a história dos origamis, conhecemos técnicas e símbolos matemáticos e construímos uma estrela colaborativa, usando sempre a linguagem matemática e aprendendo tantos conceitos de uma forma divertida.
No mês de janeiro, porque adoramos as dobragens e as descobertas das formas, continuamos com a geometria e a montagem de origamis, agora relacionados com as fábulas. Vamos construir personagens em origamis! Gostaríamos, também, de ter mais uma visita de estudo virtual, ao Pavilhão do Conhecimento, proporcionada pelo Clube de Ciências do nosso Agrupamento.


Assim, vamos experimentando momentos científicos, construindo a nossa mente científica e divertindo-nos Cientific@mente, porque aprender ciências é bué divertido!!

Design by JoomlaSaver