Carmen Santarém

Cerimónia de Entrega dos Selos Europeus eTwinning 2020

No dia 17 de dezembro, no Auditório da escola sede (Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte) do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, decorreu a Cerimónia de entrega dos Selos Europeus de Qualidade atribuídos a projetos eTwinning com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento, Cesário Silva.
Devido à conjuntura atual, esta cerimónia foi realizada por videoconferência com a presença da Dra. Teresa Lacerda, Embaixadora eTwinning (DGE), Dra. Maria Teresa Godinho, Coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (DGE) e Dr. Luís Gonçalves, Embaixador eTwinning Região Centro. A Subdiretora Geral da Educação, Dra. Mária João Horta, parabenizou professores, diretores e comunidades eTwinning pelo trabalho de colaboração e partilha.
A ceremónia começou com uma palestra a propósito da inclusão - A campanha "eTwinning&Inclusão: não é ilusão!" e trabalho de projeto proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão e elemento do grupo de trabalho que desenhou os princípios da Educação Inclusiva, expressos no Decreto-Lei N.º54/2018, de 6 de julho.
O projeto distinguido foi "TSOLCH – Tracing and shaping our linguistic cultural heritage for sustainable plurilingualism, intercultural dialogue and active citizenship", no âmbito do programa Erasmus+, das professoras Carmen Santarém, Carole Reis, Raquel Reinoite e Teresa Letra. Os alunos envolvidos no projeto estiveram presentes.
Nessa cerimónia, foi entregue a placa alusiva ao SEQ 2020 à coordenadora do projeto Carmen Santarém, e diplomas de Selo Europeu de Qualidade a professores e alunos.
A interação de professores e alunos a nível nacional e internacional e a continuação do trabalho em metodologia de trabalho projeto só é possível usando as novas ferramentas digitais e a inovação num quadro marcado pela atual pandemia COVID-19. Educadores e alunos em todo o mundo adaptam-se a esta nova realidade com determinação, motivação e criatividade.
Sem desafios, não há evolução. “As conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas.” (Augusto Cury)
A coordenadora projetos Erasmus+ Carmen Santarém

 

Design by JoomlaSaver