Elizabete Bento e Paula Correia


Para assinalar este dia, na escola Básica Guilherme Stephens, foram realizadas algumas atividades como forma de sensibilizar a comunidade educativa para a inclusão. Uma das atividades dinamizadas, abrangendo vários tipos de deficiência, prendeu-se com a divulgação de filmes, poemas, entrevistas, reportagens e mensagens através de QR Codes afixados nas vidraças dos vários blocos de salas de aulas, sala do aluno, polivalente e ginásio. Com os seus dispositivos móveis, os alunos puderam ler os vinte seis QR Codes com as mensagens alusivas às diferentes temáticas. Seguidamente, poderás ler alguma informação contida nesses QR Codes sob a rubrica “Sabias que…?


Sabias que…?
… a ONU (Organização das Nações Unidas) é a responsável pela criação da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o que aconteceu em Assembleia Geral, em 14 de outubro de 1992.
… as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Portugal estão a cargo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P.
… o Boccia tornou-se numa modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque, e é considerada a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral.
… as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, têm direito ao atendimento prioritário nos serviços de atendimento presencial, público ou privado.
… as pessoas com deficiência têm alguns direitos específicos na área dos transportes públicos, sendo a prioridade, de entrada e de lugares, o mais conhecido.
… os deficientes visuais têm o direito a fazer-se acompanhar de cães-guia no acesso aos locais que necessitem.

Design by JoomlaSaver