Noticias|Beatriz Menino


É do conhecimento de todos a situação “dramática” que o planeta atravessa, bem como o facto de o ser humano ser o principal responsável por esta que pode ser intitulada como CRISE CLIMÁTICA.
O tempo disponível para a resolução deste problema está a esgotar e, por isso, vários jovens têm manifestado a sua insatisfação e lutado pela seu futuro e das gerações seguintes. Greta Thunberg, aluna sueca de 16 anos, é exemplo disso mesmo. Perante a inação dos políticos do seu país, Grega começou por reivindicar ações mais radicais por parte dos representantes do seu país para deter o aquecimento global. Greta conta hoje com o apoio de milhares de estudantes por todo o mundo, tendo até sido convidada para a Conferência do Clima da ONU.
A resolução desta problemática (ou, pelos menos, o "travão" ou o "remendo") terá de passar por alterações significativos vindas de “cima” (dos representantes mundiais), mas deverá passar também por atitudes simples tais como a reciclagem, a redução do uso de plástico, a poupança de água, a preferência por energias renováveis ou pelos transportes públicos. Assim, como jovens tão bem informados, com acesso à educação, que usufruem de muitas regalias às quais outros não têm direito, sentimos que temos o dever de nos associarmos a esta luta que é de TODOS, por aquele que é o NOSSO FUTURO.
Foi, então, no dia 1 de dezembro que jovens do nosso agrupamento se deslocaram à Praia Velha para a realização da atividade "Limpeza da praia: vamos cuidar do nosso planeta!". A iniciativa partiu dos jovens do Interact Club da Marinha Grande que, com o apoio da Associação de Estudantes, convidaram "todos os membros da comunidade a se juntarem a esta atividade que procura diminuir o impacto dos danos causados na natureza pelo ser humano e sensibilizá-lo para a grave situação que o planeta atravessa", como se podia ler no cartaz de divulgação. O Interact, reunindo jovens de várias idades, que sob a orientação e apoio do Rotary Club irão procurar desenvolver as suas habilidades de liderança, dedica-se à realização de projetos que visam a ajuda da comunidade e promoção da paz e da compreensão mundial, tendo esta sido uma dos inúmeros projetos que pretende desenvolver.
Nem a chuva nem o vento impediram que um pequeno grupo de jovens, respetivas famílias e conhecidos levassem a sua avante. Por volta das 12h, deram por terminada a sessão, mostrando-se tristes pela quantidade absurda dos mais diversos materiais existentes (embalagens, cotonetes, paletes de madeira, plásticos há muito em decomposição, redes, cordas, esferovite,...), mas satisfeitos por sentirem que conseguiram cumprir o objetivo a que se propuseram.
Os jovens prometem não ficar por aqui e esperam numa próxima atividade, com a ajuda da meteorologia, mobilizar mais participantes.

Design by JoomlaSaver