Notícias|Beatriz Menino


Promovida pela professora de Português Paula Lemos, decorreu no dia 6 de novembro, pelas ruas de Lisboa, uma visita de estudo que teve como foco a vida e obra de Fernando Pessoa e também a obra O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago, temas que se complementam na perfeição. Destinada às turmas do 12ºA e do 12.ºC, que estão, com a orientação da professora, a estudar a obra de Pessoa e que, em breve, irão analisar com maior profundidade O Ano da Morte de Ricardo Reis, esta foi uma abordagem informal, didática e apelativa de apresentar as obras aos alunos.
Acompanhados pela já mencionada professora Paula Lemos, mas também pela professora Celina Pereira e pelo professor Rui Verdingola, os alunos chegaram a Lisboa perto das 11h. Tendo como ponto de partida o Cais do Sodré, feita a apresentação da iniciativa Passeios Literários, os estudantes, entusiasmados com a capital, foram divididos em dois grupos e conduzidos de forma exímia por duas guias. O primeiro passeio foi um olhar na perspetiva de José Saramago e da sua obra O Ano da Morte de Ricardo Reis, passando por locais como o antigo Hotel Bragança, a estátua “A Verdade de Eça de Queirós”, o Alto de Santa Catarina de onde se podem “ver os navios”, o Bairro Alto e o Chiado da PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado). Tendo término no Rossio da Estação Central, esta foi uma viagem que permitiu não só conhecer personagens da obra (Lídia, Marcenda, Pessoa e o próprio heterónimo Ricardo Reis), mas também percorrer as ruas de Lisboa, apreciar a capital do presente e pô-la em oposição à dos anos 30 do século XX, onde vigorava a ditadura.
Feita uma pequena pausa para almoço, foi por volta das 14h30 que se iniciou o itinerário pessoano. Estando presentes algumas ideias já discutidas em aula e outras referidas no passeio da manhã, foi altura de ver Lisboa pelos olhos de Fernando Pessoa nos anos 20 e 30 do século XX, da sua produção literária e das suas múltiplas personalidades. Dando seguimento ao percurso de Saramago, partindo da Praça D. Pedro IV, alunos e professores conheceram as ruas por onde Pessoa deambulava e fazia voar os seus pensamentos desde muito cedo, identificando a casa do largo da sua “aldeia” junto ao Teatro Nacional de São Carlos, algumas firmas e residências, passando por livrarias, cafés e restaurantes do Chiado Modernista, igrejas de construção belíssima, como a do Carmo, e outros locais onde o autor português se reunia com os amigos e outros intelectuais. O passeio terminou por volta das 16h no Martinho da Arcada, na Praça do Comércio, onde também Fernando Pessoa costumava terminar o seu dia.
É ainda de referir que ao longo dos passeios, alunos e professores foram convidados a ler e a ouvir excertos das obras, o que, na partilha de muitos sorrisos, permitiu uma melhor compreensão da obra, dos autores e do contexto cultural lisboeta.
Tendo sempre como foco principal as indicações da guia, entre pontos de paragem, houve a oportunidade de conhecer o ambiente da cidade de Lisboa e, pelo menos a localização, de algumas ruas, lojinhas tradicionais, casas de fado, estátuas, museus, teatros,… que muitos ainda não tinham tido a oportunidade experienciar. O comportamento exemplar dos alunos foi salientado pelos professores (e mesmo pelo motorista do autocarro), tendo esta sido uma visita que enriquecedora a diversos níveis.
Deixando um agradecimento à organizadora, professora Paula Lemos, aos professores acompanhantes, às guias e aos alunos, resta convidar todos os leitores a experienciar um destes passeios pela mão de Fernando Pessoa, José Saramago ou um outro qualquer fantástico autor português, e a conhecer a riqueza do nosso património literário e cultural.

Design by JoomlaSaver