Noticias|Beatriz Menino


CALABOCA. Eis o nome do clube e companhia de Teatro da nossa escola que, uma vez mais, espera fazer brilhar o palco e espalhar a paixão pela Arte já partilhada por todos os seus membros. A cada ano que passa, o Teatro tem vindo a ganhar sempre mais “adeptos” na nossa escola e este ano não foi exceção. O número de inscrições superou todas as expetativas.
Início do ano e abertas as inscrições na Mediateca, pouco tardou até ficarem preenchidas mais de duas páginas com nomes de alunos interessados em integrar a companhia CalaBoca. Alunos do 9.º ao 12.º ano, novatos e experientes, estavam ansiosos por iniciar ou dar continuidade ao seu percurso no Teatro. No entanto, não havia nenhum professor disponível para tomar conta daquela que se intitula “família CalaBoca”. O professor Emanuel Jacinto, responsável pelo clube no ano letivo anterior, por ter sido colocado a uma distância considerável da nossa escola, não teve a possibilidade de dar continuidade ao projeto de Teatro. Ainda assim, é com grande saudade e respeito que os alunos dizem que o docente irá para sempre fazer parte da família; é também com enorme carinho que o ano cheio de conquistas que o professor proporcionou é recordado e guardado por todos os membros, um ano em que o Teatro voltou a estar presente e a fazer-se ouvir tanto fora como dentro da ESEACD. É de braços abertos que os membros mais antigos da companhia têm vindo a receber novos "pequenos artistas" e todos os professores, que tanto têm feito em cada ano, tonando-se, aos olhos dos seus aprendizes, exemplos a seguir.
Face à falta de um responsável que pudesse reiniciar a atividade do clube, alunos impacientes questionavam todas semanas sobre a vinda de um novo professor.
É, então, no dia 12 de novembro, que o professor e diretor Cesário Silva, que desde sempre tem acompanhado e apoiado de perto o trabalho da companhia, cumpriu a sua promessa e apresentou, aos cerca de 30 aprendizes, Francisca Passos Vella. Eis a nova professora do clube de Teatro e o início de uma nova, e esperemos formidável, etapa do clube.
Sessão de apresentação, abertas as portas do palco (auditório), cerca de vinte foram as caras que se estrearam no mundo do Teatro e se juntaram aos dez conhecidos "residentes" membros do CALABOCA para receber Francisca, uma jovem, mas experiente, leiriense. Formada e doutorada, tendo passado pela Escola Superior Artística do Porto e pela Escola de Artes da Universidade de Évora, Francisca conta já no seu currículo a encenação da peça "Sombras do Absurdo" e promete, nos 90 minutos semanais que lhe foram atribuídos, construir um trabalho inovador à medida dos trinta jovens que, à frente ou atrás das cortinas, procuram o mundo.


Efetivamente, diversas foram as razões que levaram todos estes jovens a cometerem aqueles que muitos acham uma “pequena loucura”, entrar no mundo do teatro. Criar novas amizades e experimentar algo novo, melhorar as capacidades de comunicação, encarnar a pele de novas personagens e, simultaneamente, descobrir-se e ultrapassar os próprios limites, ver os textos originais ganhar vida, coordenar todo o sistema de luz e som, criar o aspeto físico de uma personagem e passar do desenho/imaginação para o real, ou mesmo lutar para ter na representação uma saída de trabalho,… Tantos e tão válidos objetivos que este ano, com a orientação de Francisca Passos Vella, irão ser desenvolvidos. Para que tal aconteça é necessário qure, em todas as terças-feiras das 17h30 às 19h, haja (e há) vontade de fazer de todos os segundos momentos de compreensão, imaginação, superação, introspeção e união.
Por permitirem que tudo se torne possível, resta deixar um grande agradecimento ao professor Emanuel, à professora Ermelinda, à professora Francisca, a todos os antigos, atuais e futuros artistas e respetivos familiares. Que este novo ano corra ainda um bocadinho melhor que o anterior e que um dia mais tarde, quem sabe, ainda haja um reencontro em cima do palco. E… VIVA O TEATRO!

 

Design by JoomlaSaver