Notícias | Aida Mira


Este projeto pretende levar a todas as crianças do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Poente, momentos de prazer, fruição e animação de leitura através da narração oral do conto, de livros e de outros objetos mágicos.
Contar histórias incentiva as crianças a gostarem de livros e de quererem também ler e ler torna as pessoas mais sábias, mais conscientes, mais letradas.
Ainda na barriga da mãe já se pode e deve contar histórias ao bebé, mas é sobretudo na idade pré-escolar que contar contos é fundamental. A criança através da palavra, da imagem, do gesto vai aprendendo a lidar com os seus medos, com as suas angústias e frustrações. Também é transportada para outros lugares onde o imaginário e a criatividade abundam e isso torna-as mais felizes com capacidade de saber também contar, inventar e transformar.
O livro é um bom instrumento de trabalho para todas as pessoas e este tem o dom de poder ser um objeto mágico que pode fazer as mais variadas transformações na vida das nossas crianças.
Assim com este pequeno projeto pretendo levar um pouco desta magia, que os livros contêm dentro de si, às crianças do nosso agrupamento.
Este irá ser dinamizado pela educadora Aida Mira em todos os jardins de infância do agrupamento, à sexta feira, com livros na cesta.


Novembro
Durante este mês foram visitados quase todos os JI do agrupamento e escolhi uma história principal para poder contar e trabalhar.
O livro escolhido pra o mês de Novembro foi “O rapaz da massa de bolo”
Um conto popular mais conhecido pelo rapaz biscoito.
Este conto tradicional conta a história de um casal de velhinhos que não tinha filhos e resolveram fazer um rapaz com massa de bolo. O boneco ganhou vida e fugiu de casa para descobrir o mundo. Ao longo da sua fuga foi encontrando várias personagens, uma vaca, um cavalo e um lavrador estes todos diziam:
-“ Pára aí rapaz da massa de bolo que te quero comer…”
E o rapaz da massa de bolo dizia:
- “Nem penses, já fugi de um velhinho e de uma velhinha, já fugi de uma vaca, já fugi de um cavalo, também posso muito bem fugir de ti…nessa não caio não, sou pequeno mas não tolo, podes correr, não me apanhas, que eu sou o rapaz da massa de bolo.”
Mas a história não acaba bem e uma raposa ladina e matreira com a sua arte de sedução consegue comer o boneco de massa de bolo sem qualquer problema.
Este conto é muito do agrado das crianças, pela sua cadência, ritmo e repetição, estas acabam por participar e envolver na história e ficam presas à mesma.
Em alguns jardins-de-infância as crianças ouviram a história e após as mesmas fizeram alguns trabalhos de expressão plástica!


E vitória, vitória ainda não acabou a história!
Aida Mira

 

Design by JoomlaSaver