Notícias|Susana Graça

Concurso de Mandarim
No dia 22 de junho de 2019, fui a Braga para participar num concurso da língua chinesa. O nome deste corresponde a Chinese Bridge Competition e foi fundado pelo Instituto Confúcio, que conta com o apoio de outras organizações. É uma competição dedicada a testar as capacidades orais e artísticas dos concorrentes, estando, por isso, dividida em três partes distintas. Primeiramente, escolhi mandarim como uma disciplina bienal, por isso, o tempo de estudo acabou por ser escasso.

A minha professora apresentou a proposta de participação no concurso, pois quem estivesse interessado necessitaria de, aproximadamente, um mês para se preparar. Eu e a minha colega Adelina Fadul decidimos inscrever-nos, uma vez que seria uma oportunidade única. Ambas recebemos um grande apoio tanto por parte da nossa professora e colegas como também da escola, que disponibilizou todos os transportes necessários. Seguidamente, o concurso realizou-se em poucas horas porque éramos apenas cinco concorrentes. Como mencionado anteriormente, este estava divido em etapas: a primeira correspondia a um discurso de três minutos, onde os cinco jurados faziam perguntas e atribuíam a respetiva pontuação; a segunda era um conjunto de seis perguntas aleatórias de uma lista de noventa, que foram previamente estudadas; e a terceira seria uma atuação.

Tanto eu como a minha colega obtivemos excelentes pontuações sendo que ela ficou em terceiro lugar e eu em primeiro. Além disso, ter ganho esta competição permitiu que eu fosse representar o nosso país à China. Foi uma viagem totalmente paga pelo Instituto Confúcio e, mais uma vez, a escola mostrou-se disponível para comparticipar com toda a ajuda possível. A viagem durou cerca de duas semanas com estadia em três hotéis distintos. O programa incluía ainda passeios por duas cidades (Pequim e Zhengzhou) e a melhor parte de toda esta experiência correspondeu à convivência com pessoas de todo o mundo.

Foi uma viagem inesquecível que descreverei na próxima edição. Concluindo, este concurso abre portas a um conjunto enorme de oportunidades e considero que este não tem o reconhecimento que devia. Faço um apelo a que mais estudantes tomem conhecimento desta maravilhosa competição que me mudou completamente a vida.

 

Design by JoomlaSaver