Patrícia | Noticias

 

Este projeto surge na continuidade das aulas de programação e nas muitas atividades realizadas no ano 2017/2018 pela professora Patrícia Pinho nas diversas turmas de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Poente. O sucesso das atividades realizadas, a experiência em campo com alunos e professoras, permitiu criar de raiz um projeto abrangente que alia a robótica educativa, aos conteúdos curriculares e às Inteligências Múltiplas definidas em teoria pelo Dr. Howard Gardner. Pretende um desenvolvimento integral dos alunos, permitindo que, num ambiente seguro e estimulante, possam descobrir e partilhar os erros, encontrar as soluções e resolver os desafios preparados pela professora responsável em cooperação com cada uma das professoras titulares de turma. Arrancou este ano e abrange quatro turmas do 1º ciclo, que quinzenalmente “roboticam” durante uma tarde. Os temas de cada sessão e as atividades desenvolvidas partem dos conteúdos disciplinares trabalhados entre sessões, incidindo sobre todas as áreas disciplinares e adequados aos projetos que cada turma desenvolve. Assim, é um projeto multidisciplinar, transversal e integral, que envolve e desenvolve competências tão vastas como a cooperação, o pensamento computacional, a criatividade, a autoconfiança, a aprendizagem pelo erro, a expressão oral, o autocontrolo, entre tantas outras.


“O Roboticar é um projeto que serve para aumentar as nossas capacidades e inteligências. A professora Patrícia trouxe-nos oito robôs imaginários com várias capacidades. No Roboticar, nós utilizamos esses robôs para nos divertirmos mas também aprender e saber mais sobre o que cada robô sabe. Nestas atividades envolvemos todas as disciplinas: matemática, português, estudo do meio, expressões. No Roboticar, não só continuamos a trabalhar em grupo como, aprendemos a conhecer melhor as nossas capacidades e dos outros colegas. Faz-nos sentir muito felizes. Até queremos ter Roboticar logo no dia a seguir, mas não pode ser, porque temos que esperar duas semanas, infelizmente! “(Louise, Francisca, Afonso, turma 3, EB Guilherme Stephens)

As personagens criadas especificamente para o projeto, são rapidamente reconhecidas e assimiladas pelos alunos, facilitando o reconhecimento das próprias capacidades e inteligências mais evidentes. Partindo da premissa de que cada ser humano tem todas estas inteligências em si, podemos descobrir quais as que estão mais desenvolvidas e quais necessitam de um trabalho estimulador para que emerjam em cada aluno.

“O Roboticar é um projeto onde aprendemos a manobrar com as nossas próprias mãos um robô. Nós utilizamos oito personagens robôs, com diferentes capacidades, para conseguirmos fazer várias atividades. Eles são: Bob, Yogi, Ami e Igo, Blá Blá, Gimmie, Somas, Mic e Verdina. Faz-se com robôs e faz –nos sentir felizes e querer um robozinho!” (Leila, Rúben Garcia, Ruben Silva, turma 3, EB Guilherme Stephens)


“O Roboticar é um jogo onde há robôs, fazemos itinerários e códigos com os botões para se orientarem. Em cada sessão utilizamos as personagens robôs, que se chamam: Bob, Yogi, Ami e Igo, Bláblá, Gimmie, Somas, Mic e Verdina. Cada um tem uma ação e inteligência. Temos instruções para nos orientarmos e para sabermos o que fazer, sempre à sexta feira. Faz-nos sentir felicidade e estudar algumas matérias, em grupo ou individual ou com a turma. No fim, as professoras perguntam-nos o que achámos do trabalho e nós só queremos repetir!” (Dua, Ema e Leonor, turma 3, EB Guilherme Stephens)
“Nós somos alunos da escola Guilherme Stephens, da turma 3, e participamos na atividade chamada Roboticar. Foi criada pela professora Patrícia Pinho que nos mostrou oito robôs apresentados em papel e no computador. Agora as aulas são sobre a História de Portugal. Em todas as aulas realizamos as tarefas que estão escritas num papel de instruções. No final das aulas, fazemos uma roda de avaliação, conversamos sobre como correu, as dificuldades que tivemos em grupo e discutimos as inteligências que utilizámos.” (Matilde, Diogo, Tiago, Fábio, turma 3, EB Guilherme Stephens)

Cada sessão é única. Completamente adaptada a cada turma. Mesmo que o tema seja o mesmo, o resultado final é diferente, pois cada aluno é único e está num contexto (turma) único. Todas as sessões terminam com um circulo de avaliação, onde se discutem as Inteligências Múltiplas presentes na atividade e que os alunos já tão bem dominam.

Exemplo de placard Roboticar em sala de aula.

“Olá! Somos os alunos do 4.º ano (turma 6) da EB Professor Francisco Veríssimo.
Este ano começámos com um projeto chamado Roboticar e, como gostamos tanto dele, queremos partilhar convosco algumas coisas que fazemos.
O objetivo é praticarmos as nossas inteligências múltiplas (musical, visual-espacial, naturalista, lógico-matemática, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e verbal-linguística) aproveitando as matérias que andamos a estudar nas diferentes disciplinas. O Projeto Roboticar ajuda-nos a rever a matéria enquanto nos divertimos.
Nós realizamos várias atividades trabalhando com robôs cujos nomes são: Ozobot, Mio, Cyberg e DOC. Como todas as atividades são feitas em grupo, este projeto também nos ajuda a trabalhar melhor em equipa.
Mas o mais importante é que aprendemos com os erros: quando erramos à primeira não faz mal porque podemos tentar as vezes que forem necessárias até conseguirmos.
Este projeto só é possível por causa da ajuda das nossas professoras Marta Pratas e Patrícia Pinho.
O único “problema” é que só desenvolvemos este projeto de 15 em 15 dias!” (Turma 6, EB Francisco Veríssimo)

Segue-se o momento Yogi (personagem das Inteligências Múltiplas), ou seja, o momento em que cada um é um ser individual e se pronuncia sobre o que vivenciou, aprendeu e sentiu na sessão. E neste ambiente protegido, que cada um pode dar voz à sua voz, e abertamente falar do que gostou, do que não gostou, do que aprendeu, do que descobriu… em partilha… em círculo… Sessão após sessão, a magia vai acontecendo, pois as palavras saem mais francas, mais verdadeiras, mais vivas e isso permite que do individual, se aprenda, partilhando em grupo. Crescimento puro! Alegria contagiante! Aprendizagem constante!

O Roboticar
É para programar.
É uma aula especial,
Porque é bestial.
Aplicamos estudo do meio,
Depois do recreio.
Juntamo-nos em grupos
Fazemos tantas atividades.
Programamos os robôs
E a nós com felicidade!
(Duarte, Ricardo, Oriana, turma 3, EB Guilherme Stephens)


No Roboticar
Aprendemos a brincar.
Oito robôs divertidos
Que são nossos amigos.
(Dinis e Leonardo, turma 5, EB Guilherme Stephens)

Há oito robôs divertidos
Que são muito amigos.
Cada robô tem uma inteligência
E cada um a sua aparência.
(Martim Fernandes, Martim Santos, Mariana e André, turma 5, EB Guilherme Stephens)


O Roboticar é engraçado e divertido
Qualquer robô é educativo.
São oito inteligências
Com muitas equivalências.
(Matilde, João, Lucas e Diogo, turma 5, EB Guilherme Stephens)

Nós adoramos programar
Todos os robôs do Roboticar
A nossa professora faz coisas engraçadas
Para tornar simples as que são complicadas.
(Micael, Eduardo e Hugo, turma 5, EB Guilherme Stephens)

A estudar e a brincar
Estamos no Roboticar.
Com os robôs trabalhamos
E no fim da sessão, avaliamos.
(Ivan, Irina, Rúdi e Rafael, turma 5, EB Guilherme Stephens)


É para mim, enquanto mentora do projeto ROBOTICAR, uma mais valia, pois a riqueza das sessões é indiscritível. Poder conceber cada atividade e vê-las ganhar vida pela entrega e empenho destes alunos, é algo extraordinário. E depois de cada sessão, poder partilhar as observações, os comportamentos e as escolhas que cada um ou cada grupo fez, com as professoras titulares de turma, tem sido extremamente enriquecedor. Estas conversas permitem sempre afinar, direcionar e aperfeiçoar algo, para que a próxima sessão seja ainda melhor. Agradeço profundamente tudo o que vivo, aprendo e sinto com todos vós. (Patrícia Pinho, mentora do ROBOTICAR)

Design by JoomlaSaver