João Pedro Thomazeck /Leonor Neto| Notícia


No âmbito da semana da Semana da Educação, realizou-se no passado dia 3 de abril, no Auditório da Resinagem, uma formação aberta à comunidade mas tendo como principais destinatários docentes de todas as áreas e graus de ensino. Formação que tinha como principal objetivo debater e desenvolver aspetos relacionados com um tema atual e presente na nossa sociedade, a interculturalidade.
A maneira adotada pelo Prof. Pascal Paulus, o formador, de conduzir a formação, mostrou-se completamente inovadora e, na nossa opinião, eficaz. Doze mesas, de cinco ou seis pessoas cada, espalhadas pelo auditório e divididas em diferentes temas, num método denominado World Café, que visa estimular o debate entre os pequenos grupos, que formam opiniões, as quais, posteriormente, são debatidas por todos os presentes no auditório, numa espécie de assembleia.
Inicialmente distribuídos aleatoriamente pelas mesas, em cada mesa, uma enorme folha de papel que a cobria e canetas coloridas que estavam à nossa disposição para, em 15 minutos, para escrevermos todas as conclusões e pensamentos que, em conjunto com o nosso grupo, surgiam de um debate com foco no tema da mesa em que estávamos. Como suporte para o debate em cada mesa, tínhamos ainda à disposição uma lista de conceitos e imagens que poderíamos ou não associar ao tema central.
Era suposto que nós dois (alunos do 12º ano) participássemos apenas na distribuição dos jornais P&V no final da tarde, no entanto lá estávamos nós, como caídos de paraquedas, no meio de dezenas de professores, participando ativamente em um evento que deveria ser reservado apenas a docentes. Para nós, como alunos e jovens, participar, debater e discursar num evento tão “adulto” como este foi uma experiência muito enriquecedora: tivemos a oportunidade de ver os professores por um ponto de vista diferente, não de forma hierarquizada como na escola, mas de uma maneira na qual éramos ouvidos e ouvíamos, como iguais.
No final, em jeito de conclusão da formação, reunimo-nos em círculo de modo a incluir todos os participantes num debate interativo onde se tornou evidente a importância da cooperação quando a finalidade é a integração de outras culturas numa cultura dominante. Palavras como respeito, liberdade, partilha, comunicação, inclusão, integração, multiculturalismo fizeram-se ouvir numa formação que marcou pela diferença e inovação.
“Participar numa formação como esta foi uma grata e marcante surpresa” é a sensação com que ficámos no fim sessão.

 

 

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