6º F – (texto coletivo)| O 25 de Abril visto pelas crianças

A revolução do 25 de abril ficou conhecida por revolução dos cravos porque foram colocadas essas flores nos canos das espingardas dos soldados, tornando-a numa revolução pacífica. Os cravos vermelhos simbolizam a liberdade conquistada em 1974.
Esta revolução alterou o regime político do país – terminou a Ditadura e iniciou-se a Democracia. Algumas das causas para este golpe militar foram:
• A falta de liberdade de expressão;
• A existência da PIDE/DGS e da Censura;
• Não havia partidos políticos, a não ser a União Nacional e outros existiam só na clandestinidade;
• A guerra colonial em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique;
• As más condições de vida, que levaram muitos portugueses a emigrar.

Uma rádio transmitiu, cerca das 22h45 da noite de 24 de abril, a canção “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho que foi o sinal para os militares se prepararem para sair dos quartéis. Já durante a madrugada, às 00h30, na rádio renascença passou a música de Zeca Afonso “Grândola, Vila morena” que foi a senha/código secreto para o desencadear das operações.
Após o 25 de abril tivemos um governo provisório e o país preparou-se para ter eleições democráticas, elegendo os deputados para a Assembleia Constituinte. Esta elaborou a Constituição de 1976. O 1.º presidente da república eleito por todos os cidadãos (eleição direta) foi o General Ramalho Eanes.
Hoje, agradecemos esta mudança aos capitães de abril, entre os quais se destaca a figura de Salgueiro Maia.Também o povo português apoiou imediatamente os nossos militares. A nossa vida está mais facilitada porque agora temos liberdade, mais direitos e deveres, melhores condições de vida, acabaram os castigos físicos na escola e a escolaridade obrigatória aumentou para o 12.º ano. Um povo mais culto é um povo mais rico em conhecimentos, sabedoria e cultura.

 

Design by JoomlaSaver