Alice Marques e Graça Sapinho|Notícia


Integrado no projeto da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI), a equipa do AEMGPoente está a dinamizar, junto da comunidade escolar e parceiros, a participação num projeto especial, que Graça Sapinho propôs e ao qual deu o nome de Árvores Coloridas.
O objetivo é fazer um jardim intercultural, “vestindo” os troncos das árvores do lado esquerdo da entrada da escola Calazans Duarte, com um mantel feito de croché ou tricô, à semelhança do que se vê na fotografia.
Ao simbolismo das muitas cores, a equipa propõe-se “vestir” também o tronco do grande eucalipto com um mantel feito com bandeiras, em crochê ou tricô, dos 25 países de que são oriundos os alunos das escolas do Agrupamento. Para tal, está a levar a cabo uma campanha de mobilização da comunidade para recolher peças já feitas (quem é que não tem em casa uma pega em crochê, um paninho em cima dum móvel, um cachecol que já não usa…?) e/ou participar na execução das bandeiras.
São necessários muitos metros quadrados de crochê/tricô, por isso a equipa conta com a colaboração de todos: professores, alunos, funcionários, pais, avós…
A recolha deverá estar concluída até ao dia 31 de janeiro de 2019. Por isso, alunos e encarregados de educação podem desde já começar a entregar os seus contributos aos diretores de turma, aproveitando as reuniões de entrega de notas do 1ª período.
Haverá um caixote em cada sala de professores das 10 escolas do agrupamento, onde estes contributos devem ser depositados, sendo recolhidos pela equipa REEI no dia 31 de janeiro. Feita a recolha, haverá então, em meados de fevereiro, uma reunião da equipa com professores, elementos das Associações de Pais e outras pessoas disponíveis, na qual serão constituídas pequenas equipas que ficarão responsáveis por coser os manteis de “retalhos”, preparando-os para a fase final. Tudo deverá ficar pronto até 29 de março e as árvores serão “vestidas” a 1 de abril, dia da abertura da Semana da Educação.
A equipa REEI fornece a matéria prima (linha de crochê, barbante ou lã, conforme as preferências) e os instrumentos de trabalho (agulhas) a quem quiser colaborar na execução das bandeiras para este grande projeto intercultural.
Este é um projeto que só poderá ser concretizado com a colaboração de todos. Basta um pequeno gesto de cada um e todos sentirão que um pedacinho de si se encontra naquelas árvores.
Para receber este material, ou esclarecer qualquer dúvida, basta contactar as professoras:
Alice Marques – 914 896 640 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Graça Sapinho – 917 777 696 – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Design by JoomlaSaver