Célia Soeima | Notícias

Alguns alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem/sala de Ensino Estruturado juntaram-se a fim de comemorar também o Dia Mundial da Alimentação.
No dia 16 de outubro, com o acompanhamento das respetivas docentes de educação especial, os alunos deslocaram-se à Cozinha Pedagógica da E.S.E. Calazans Duarte, onde participaram, com a ajuda de alunos do Curso Profissional de Cozinha, na confeção de uma refeição, tendo sido orientados pela Chef Maria João.
No dia 17, os mesmos alunos, respetivas docentes e uma encarregada de educação, marcaram encontro na sala 28 da E.B. Guilherme Stephens, para confecionar receitas de alimentação saudável. Foi interessante perceberem que o espinafre também serve para fazer bolos e que há alternativas às batatas fritas e aos refrigerantes. Houve momentos de diversão quando viram o sumo de laranja, cenoura e limão a “saltar” para o copo e a preparação da massa para o bolo e os chips de batata doce. No final, todos se deliciaram com a prova do alimentos que confecionaram.
Foi uma semana com atividades diferentes, nas quais todos gostaram de participar.


A fazer, aprende-se …
Também, Integrada na Semana da Alimentação, decorreu, no dia 18 de outubro, na Escola Guilherme Stephens, a confeção de alguns alimentos saudáveis, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
No dia anterior, era levada a cabo a decoração do espaço, a Sala dos Alunos, onde iria ter lugar, num cantinho “ à maneira”, uma kitchenette improvisada, mas que resultou na perfeição.
O primeiro toque da campainha, do dia 18, dava início à azáfama daquela manhã. A equipa Eco-Escolas, com a ajuda imprescindível de um grupo de alunos do 8º G, como não podia deixar de acontecer, arregaçou as mangas e confecionou duas deliciosas sopas: caldo verde e sopa de alhos franceses, estes da horta da escola. Mais tarde, um outro grupo de alunos (do mesmo ano mas de outra turma) juntava-se também a esta equipa preparando pratos com frutos laminados, formando esculturas simples, mas muito agradáveis à vista e bem saborosos para quem os degustou. Durante o almoço, houve alguma afluência à degustação das sopas. O mais interessante estava para vir: às três horas da tarde, alguns alunos, pondo de lado o seu lanche, comeram uma sopa! Momento muito delicioso que muito nos apraz dar a conhecer! Houve ainda outros que perguntaram se no dia seguinte iria ter lugar a mesma atividade.


Em suma, foi uma manhã muito agradável e alegre passada junto dos alunos que, ao lado das professoras, trabalharam em prol de uma atividade muito rica em vitaminas e proteínas, subordinada ao tema “Alimentação Saudável” e que fez as delícias de quem nela participou. Como complemento a esta ação, está a decorrer um concurso de quadras para todos os alunos da escola subordinado ao mesmo tema - “Alimentação Saudável”.
Aqui fica um exemplo de como se pode abordar temas tão importantes como este, fazendo o convite à degustação através de algumas quadras inéditas que aqui deixamos.

Caldo verde há de certeza
E chouriço a acompanhar
E vendo bem as coisas
A broa também não vai faltar.
...
Se optares pela outra sopa
Também vais bem aviada.
Por sorte aprenderás francês
Se a dita for bem degustada.

Design by JoomlaSaver