Beatriz Menino

Entrevista aos cabeças das 3 listas
Beatriz Menino/P&V: 1. Como descreves a semana de campanha? Isto é, sabendo que concorrer à presidência da AE é algo que envolve gerir diversos conhecimentos logísticos ou de como coordenar toda uma equipa, o que retiras desta experiência?
Juliana Vicente (Presidente da Lista J): 1. A semana de campanha é uma semana que tem de ser organizada com demasiada antecedência visto que envolve muitos gastos monetários São necessários patrocínios que têm de começar a ser recolhidos, também com antecedência, para que durante essa semana possamos proporcionar aos alunos uma quantidade de diversão enorme, porque quanto mais dinheiro tivermos mais artistas conseguimos contratar e insufláveis ou até outros jogos.
A semana de campanha envolve, também, uma grande logística quer com as pessoas que ficam encarregues de olhar pelo local onde está a lista quer na entrega das camisolas e das trocas de dinheiro, pois são assuntos que envolvem uma atenção e responsabilidade enorme. Por isso, a semana de campanha, por mais beleza que aparente ter, também apresenta por detrás dela muito trabalho.

B.M. 2. Os resultados das eleições cumpriram as expetativas?
JV: Quanto aos resultados das eleições não estava à espera que a lista S tivesse uma percentagem tão grande, tendo em conta que a nossa lista até trouxe mais artistas, mas provavelmente não tiveram o impacto que o único artista que trouxeram teve; de qualquer forma, estão de parabéns e ainda bem que conseguiram esses resultados tão altos. Já a lista O, teve uma semana excelente e os resultados que previam foram os que eles obtiveram.

BM: 3. Queres deixar alguma mensagem aos alunos ou agradecimento?
Apesar de termos perdido, com a percentagem mais pequena, quero agradecer a todos os alunos que nos apoiaram e que mandaram mensagens a agradecer e elogiar-nos pela nossa campanha. Na verdade, mesmo perdendo, ao receber essas mensagens e o carinho das pessoas, senti que todo o trabalho não foi em vão.
Quero agradecer também aos meus colegas das outras listas, tendo em conta que foi uma semana em que todos comunicámos sem problemas e proporcionámos aos alunos um ambiente fantástico, obrigada a todos!

 

André Marques (Presidente da Lista S)
1. Sabemos que a campanha eleitoral, infelizmente, é o fator mais importante da atividade duma equipa concorrente à presidência da AE. Demos, portanto, o nosso melhor, o trabalho em equipa é e sempre será o fundamental tal como foi de 15 a 19 de outubro.
Olhando para trás, a Lista S, e na minha opinião, fez uma ótima campanha, não falo só de artistas ou produtos de merchandising, mas sim pela coragem duma equipa focada no objetivo. Há que dar também o mérito às 2 outras listas, a O e a J, que tão bem fizeram um excelente trabalho com as suas atividades promocionais.
No fundo, foi uma excelente experiência em todos os aspetos, mas o mais importante foi a concorrência que nos leva a superar cada vez mais. Recordamos para sempre a semana eleitoral, como dias de trabalho, empenho e, sobretudo, diversão!
2. Obviamente que o nosso objetivo, os nossos esforços, o nosso projeto, atendiam à vitória, desse modo, claro que ficámos desiludidos pela derrota. Perdemos, ponto. Ficámos tristes, mas sabendo que demos o nosso melhor e que podemos ter aberto algumas mentes fechadas que podemos ter sido os primeiros a começar a “partir a pedra”.
Resta-nos dar os nossos parabéns a Lista O e ao Presidente Francisco Ribeiro e a toda a sua equipa pelo trabalho que desenvolveram, pelo seu projeto e pela vitória.
3. A todos os nossos apoiantes, um pedido de desculpa. Esperemos ter representado todos vocês. Não conseguimos retribuir com duas, aquilo que nos deram com uma mão, e isso foi o que mais nos entristeceu.
Vamos, todos, apoiar a equipa de trabalho criada pela Lista O, a nova presidência da Associação de Estudantes, pelo bem da escola.
Apenas umas últimas palavras para todos aqueles que nos apoiaram até aqui:
Não deixem de nos apoiar, o comboio não parou, esta equipa continua junta e a trabalhar num projeto que está para chegar. Não conseguimos levar avante o nosso projeto através da AE, levaremos através doutro processo. Assim sendo, ainda vão ver esta equipa a lutar pela escola, ainda vão ouvir falar da Lista S este ano!!


Francisco Ribeiro (Presidente da Lista O, atual AE)-
1. Desde sempre me interessei por projetos que tivessem algum impacto, sempre gostei de ter alguma influência e poder contribuir para mudanças positivas. Participei em projetos como o Parlamento Jovem, tendo ido até à fase nacional e criado uma das primeiras listas na Nery Capucho.
A semana das listas na Calazans era algo que me “fascinava” e desde o meu décimo ano decidi que haveria de criar uma Lista e ganhar as eleições pois ambicionava deixar a minha marca na nossa Escola como tenho tentado fazer em todas as escolas que passo e mostrar aos outros o que posso oferecer.

2. A semana da campanha foi simplesmente fantástica, uma semana super cansativa, mas que valeu a pena a 300%. Muitos sacrifícios tiveram de ser feitos, mas a nossa capacidade de organização e o nosso esforço tornou esta campanha algo memorável. Considero que correu melhor ainda do que esperávamos e sei que teve uma projeção enorme. Foi dito por muitos que fomos “A melhor Lista que passou na Calazans”. Fomos 3 listas a competir, mas penso que estivemos super destacados, tendo tido uma semana repleta de atividades e animações e sendo o nosso “spot” o mais cheio. Na nossa zona encontrávamos pessoal de todas as listas o que me deixou super orgulhoso.
O debate também foi bastante enriquecedor e deu para perceber a ambição de cada lista e conhecer os seus representantes.
3. Os resultados foram nada mais nada menos do que os esperados, face ao feedback recebido e, modéstia à parte, a nossa superior campanha.

BM. -Como te sentes como atual presidente da AE?
Como presidente da AE sinto-me principalmente orgulhoso, de mim e de todos os que me acompanharam. E agradecido, agradecido por todos os que votaram em nós e acreditaram na nossa capacidade. Sinto-me com vontade de cumprir os objetivos e não desapontar, com vontade de mostrar quem sou e de deixar a minha marca.
Quero dizer a todos os alunos, principalmente a quem votou em nós que não vamos desiludir, que vamos lutar para cumprir o que prometemos e para defender os vossos direitos, vamos ser a representação dos vossos desejos dentro da escola e, acima de tudo, um Grande obrigado. Sem o vosso apoio nada seria possível.

 

Design by JoomlaSaver