Ana Barata, Célia Soeima e Conceição Cunha
No dia 24 de Setembro, a coordenadora Eco-Escolas da Escola Guilherme Stephens recebeu um convite no sentido de um grupo de alunos participar numa saída de campo guiada ao paul de Tornada, visita essa direcionada aos ecossistemas ribeirinhos.
Dia 17 de outubro, os alunos do 8º G, acompanhados pela Coordenadora Eco-Escolas, a professora de Ciências Naturais e a respetiva diretora de Turma tiveram a oportunidade de visitar, pela primeira vez, um paul, o Paul de Tornada, um ex-libris natural, às portas das Caldas da Rainha.
Já no paul, após uma receção recheada de muito carinho, assistiu-se, de seguida, a uma apresentação sobre esta reserva natural. Mais tarde, os alunos, divididos em dois grupos, partiram à descoberta deste tesouro de biodiversidade, cada um acompanhado por um técnico multimédia que os ajudou a gravar os filmes e por uma guia da Associação PATO.
Os alunos fizeram os seus registos em vídeo e fotografia capturando o que mais significativo era ao seu olho clínico. Foram duas horas de observação e pesquisa intensas no seio da natureza que os envolveu de forma muito entusiástica. Sem dúvida, uma manhã plena de aprendizagens que não esquecerão tão cedo.
Uma aula diferente, num contexto diferente. Já no final da manhã e depois de um almoço reconfortante junto aos sobreiros plantados por alunos da nossa escola no ano transato, o grupo despedia-se do paul e das respetivas guias. À tarde, dava-se início a uma outra fase dos trabalhos: a edição dos vídeos realizados no paul com a ajuda dos dois técnicos multimédia que se dirigiram propositadamente à nossa escola. Posteriormente, os vídeos produzidos serão alvo de uma apresentação, por parte dos alunos, à comunidade escolar.