Diogo Heleno


Anna Magdalena Bach – tão grande como Johann Sebastian?
Já a noção e saber popular o dizem: “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher”; mas o que este conhecimento passado de boca em boca pelas paisagens pratenses, aldeias e vilas ignora é que, por vezes, atrás de um grande homem existe uma ainda maior mulher.
Anna Magdalena Bach foi a segunda esposa de Johann Sebastian Bach – compositor de génio inegável, cravista, organista, violinista, violista e professor notável do período Barroco, estilo artístico que floresceu entre meados do século XVI e meados do século XVIII como resposta ao Protestantismo (a chamada Contrarreforma), de forma a recuperar a imagem gloriosa da Igreja Católica e a confiança dos fiéis. Anna nasceu em Zeitz (na Saxónia, um dos 16 estados federados da Alemanha) , numa família muito ligada à música. O seu pai tocava trompete e o seu avô era organista. E embora se saiba pouco acerca da sua educação musical, sabe-se que trabalhava como cantora no ano de 1721. Contraiu matrimónio com Johann Bach a 3 de dezembro do mesmo ano. Anna teve 13 filhos num período de 19 anos, sendo que 7 deles morreram ainda jovens. Apesar da bibliografia de Anna Magdalena ser escassa, sabe-se que ela e o seu marido partilhavam do gosto pela música, e era ela quem o ajudava a transcrever as suas peças. São famosos também os dois volumes do Notenbüchlein für Anna Magdalena Bach, peças escritas por Bach e dedicadas à sua querida mulher com quem viveu um casamento feliz. No entanto, após a morte do seu marido (em 1750), Anna Magdalena Bach acabou por viver sozinha com as suas duas filhas mais jovens e uma enteada do primeiro casamento do seu marido, devido ao conflito que surgiu e separou os seus filhos Johann Christian Bach e Johann Christoph Bach. A sua família acabaria por nunca a ajudar economicamente e acabou por viver os seus últimos anos de vida dependente da caridade. Anna morreu a 22 de fevereiro de 1760.
No entanto, recentemente estudos têm levantado a possível tese de que algumas das mais emblemáticas peças conhecidas de Bach tenham sido escritas por Anna, conclusão que é apoiada por estudiosos como Martin Jarvis, Musicólogo Forense da Universidade Charles Darwin (Austrália). Ao longo dos anos, alguns trabalhos previamente atribuídos a Johann Sebastian Bach foram reatribuídos a outros compositores, causando apenas uma ondulação nas águas plácidas dentro da paisagem da música clássica, mas agora a reação da ortodoxia de Bach é rápida e feroz, e o acesso aos principais materiais de pesquisa é negado.
Quem sabe se um dia as partituras de peças como as Suítes para Violoncelo ou a ária das Variações Goldberg não verão o nome «Johann» transformar-se inesperadamente em «Anna Magdalena».

 

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