ERASMUS+|Sofia Puglielli


Mais um projeto que marcou presença no nosso agrupamento. De 10 a 16 novembro, alunos do sétimo ao nono ano, vindos de Espanha e Itália, visitaram a Marinha Grande, assistiram a aulas e várias atividades relacionadas com o projeto na Escola Básica Guilherme Stephens. Durante a semana tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura portuguesa e criar memórias com os estudantes portugueses. Foram vinte e quatro alunos e 8 docentes estrangeiros de três escolas diferentes, dos quais foram entrevistadas quatro docentes representantes: as professoras Maria Pilar Fayos e Maria Julia Morera, de Gandia; a professora Elizabeth Carrascosa, de Alcàsser e a professora Carmen Guidetti, de Roma. Se bem que ao longo das entrevistas as diferentes professoras realçaram aspetos não tão divergentes dentro projeto, quando se lhes pergunta “O que lhes surpreendeu mais?” da sua estadia em Portugal todas responderam que foi a educação dos alunos o que mais as tinha impressionado. Não, não ao nível educativo, mas sim ao nível dos valores presentes nos estudantes que se mostraram “amáveis, respeitosos e disponíveis”, palavras da professora Carmem Guidetti, quem também afirma impressionante a autogestão dos alunos, os quais se manifestaram muito mais autónomos e organizados que os seus estudantes na Itália. De facto, todas concordaram na ideia de os estudantes portugueses são “Muito civilizados e organizados” e ficaram surpresas pelo facto de quase não haver funcionários ou supervisão alguma durante a hora do almoço ou nos intervalos. A professora Elizabeth Carrascosa, uma das coordenadoras do projeto Erasmus+ comentou: “Ajudaram em tudo o que se lhes pediu, têm uma atitude muito boa”, foi assim que a relação docentes e educandos se mostrou forte, na medida em que as professoras afirmam o enorme contacto que houve com os alunos, tendo também em conta a colaboração e ajuda que os professores portugueses aportaram. Na entrevista também se afirmou impressionante a reação dos alunos aos estímulos “Todas as atividades estiveram bem, gostei muito do projeto Tocándar e ter uma visão do Ensino Inclusivo” expõe a professora Elizabeth. “Os professores parecem amigos, em nenhum momento pareceram desconhecidos para nos” disse a professora Julia Morera, ao que a sua parceira, Pilar Fayos, acrescentou: “Inclusive nos ajudaram em situações difíceis que nem lhes correspondiam, trataram os estudantes como os seus próprios filhos, estou muito grata”. Segundo as professoras espanholas e italiana a organização e profissionalismo dos docentes tinha de ser destacada, “Deram-nos o melhor de vocês, o trato, a organização, até para o café temos companhia” foram as palavras da Carmem Guidetti quem ainda acrescenta não ter sentido saudades de nada pois o “calor das pessoas”, a organização e os projetos “superaram as expectativas”. Com muita gratidão, as docentes explicaram como esta é uma oportunidade incrível para conhecer uma nova cultura, uma “janela” ao mundo dada pelo projeto Erasmus. “Como foi dito na Câmara Municipal, é uma oportunidade única que nos não tivemos, a qual é importante manter e valorizar” assim expressou a professora Carmem quem, junto com as outras professoras do projeto, considera esta experiência “Especial”, e que, nas palavras da professora Pilar, “Cada um aproveita á sua maneira”.

 

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