Três perguntas para… |Gabriel Costa, 6º C
Delegado do Ambiente (2º ciclo)
Em termos de direitos humanos e ambiente, qual o maior desafio que o mundo enfrenta de momento?
A guerra na Ucrânia e na Palestina são na minha opinião as responsáveis pelas maiores violações dos direitos humanos na atualidade. Os conflitos armados são responsáveis por um elevado número de refugiados. As pessoas sentem necessidade de fugir porque o mundo como elas conheciam deixou de existir, ficaram sem casas, sem escolas, sem hospitais, e muitas vezes sem alimento e água potável.
Na atual guerra na Ucrânia houve movimentação de veículos militares e a poeira radioativa, que estava no solo, foi libertada para o ar fazendo com que a radiação fosse 20 vezes maior do que o habitual.
Numa guerra por muitas perdas que existam, as maiores serão sempre as vidas humanas.
De que forma a escola pode contribuir para a defesa dos direitos humanos e do ambiente?
Relativamente à defesa do meio ambiente e direitos humanos a melhor contribuição que a escola pode dar é proporcionar aos alunos atividades práticas.
Implementação da semana dos Direitos Humanos e Ambiente.
Nessa semana existiria:
Grupos escolares que participariam na limpeza, recuperação e conservação de algumas áreas naturais tal como praias, rios e florestas.
Dar a conhecer aos alunos a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Neste âmbito a escola poderia promover palestras com uma ONG para todos os alunos.
Criação de grupos de trabalho com elaboração de pequenos teatros onde fossem abordados os direitos humanos.
Também podiam proporcionar seções de cinema com escolhas de filmes onde a temática dos direitos humanos fosse abordada.
Criação de debates entre os alunos das várias turmas.
Imagina que tinhas direito a ser visualizado/a e ouvido/a em todas as redes sociais durante um minuto. Que mensagem gostarias de transmitir a todos os cidadãos do mundo acerca dos direitos humanos e ambiente?
Quero deixar uma mensagem de reflexão, em que dou a voz a testemunhos reais ou situações em que os direitos humanos e ambiente são permanentemente violados.
No Irão acontecem agressões e violência sexual contra crianças que foram detidas por participarem em manifestações.
“Esta violência contra crianças expõe uma estratégia deliberada de destruir o espírito vibrante da juventude iraniana, impedindo as novas gerações de exigir liberdade e respeito pelos direitos humanos” - Diana Eltahawy
A cidade de Jacobadad no Paquistão é uma das cidades mais quentes do mundo. Gulab Binohi, de 70 anos, fabrica tijolos e é agricultor relata o seguinte: "É difícil respirar quando está tanto calor, mas se descansar, eu e a minha família passaremos fome. Então como posso fazer uma pausa?”
Os mais pobres são mais vulneráveis e serão sempre os mais afetados.