Três perguntas para… |Leonardo Moreira, 9º C
Delegado do Ambiente (3º ciclo)
Em termos de direitos humanos e ambiente, qual o maior desafio que o mundo enfrenta de momento?
É importante informar mais as pessoas, pois as pessoas não têm a informação correta e não veem todas as versões da informação, os lados bons, os maus… Mas só informar não é suficiente, pois há pessoas que sabem, mas não fazem nada. É importante haver mais atividades, campanhas, para que as pessoas se liguem mais aos temas do ambiente. Se elas participarem nessas atividades, podem ganhar mais interesse, trabalhar mais e ajuda mais.
Quantos aos direitos humanos, preocupa-me muito as condições de vida das pessoas. Acho que deve também haver campanhas para ajudar as pessoas e as comunidades.
Se todos se envolverem, se todos contribuirmos juntos, podemos ajudar outros e o ambiente.
De que forma a escola pode contribuir para a defesa dos direitos humanos e do ambiente?
Todos ouvimos falar das guerras. Mas depois seguimos em frente. Às vezes fico a pensar nisto.
A escola deve motivar os alunos, cativá-los, porque todos os alunos já ouviram falar da poluição, já estiveram em muitas palestras, mas muitos continuam sem querer saber. Então, temos de tentar motivá-los. Temos de fazer coisas. Os alunos devem participar em projetos.
Imagina que tinhas direito a ser visualizado/a e ouvido/a em todas as redes sociais durante um minuto. Que mensagem gostarias de transmitir a todos os cidadãos do mundo acerca dos direitos humanos e ambiente?
No nosso dia-a-dia, há muitas formas de ajudar as pessoas e de contribuirmos para o ambiente, mas só isto não é suficiente. Temos de nos envolver mais. Temos de contribuir, temos de pensar mais nos outros. Temos de ser solidários.
A minha mensagem seria: “Reflitam sobre o que se passa na vossa vida e mundo! Vejam as partes positivas e negativas e tentem ser melhores, cada dia! Ações como reciclar, ser bem-educado, bom cidadão… Pode parecer que não vai fazer diferença, mas vai!”