Três perguntas para… |Ana Paula David
Professora do Núcleo dos Apoios Especializados
- Em termos de direitos humanos, qual o maior desafio que o mundo enfrenta de momento?
Não sei qual é o maior desafio que o mundo enfrenta de momento, mas considero que um dos desafios, ao nível da educação, poderá ser a perda da mestria da lei "causa-efeito", estando quase em vias de extinção. As nossas crianças e jovens têm o direito a uma educação plena, rica em ensinamentos que lhes permitam, um dia, fazer opções e escolhas, tendo em conta o que já conheceram. A lei “causa-efeito" é um dos fundamentos basilares de vida, de sobrevivência e está omnipresente em tudo o que fazemos, desde que nascemos até morrermos, e é nosso dever mostrarmos aos nossos jovens o poder dessa mesma lei e a sua importância. No entanto, estamos a falhar nos exemplos que lhes estamos a dar, com uma justiça fraca, com os nossos pais e educadores sem ter tempo para refletir e atuar na hora certa, com os professores assoberbados de trabalho, cansados e exaustos, caindo-se facilmente no automatismo do "deixa andar" sem consequências dos atos.
- De que forma a escola pode contribuir para a defesa dos direitos humanos?
No meu entender, a escola é fundamental para ajudar a integrar a referida lei na vida das crianças, tornando-a um guia e com o valor que merece. É, por isso, fundamental que se priorize a justiça e que se deem verdadeiros exemplos retos aos nossos jovens. É necessário que se olhe mais para o esforço que cada um faz para cumprir as tarefas e para ultrapassar as dificuldades que tem. Sim, e assim poderemos ter uma escola mais inclusiva em que a resiliência e o esforço são recompensados, permitindo desenvolver e interiorizar a ideia de que todos conseguem, independentemente de se ter uma boa memória, e que, se não desistirmos e arregaçarmos as mangas, as nossas ações vão ter um retorno bom.
- Imagine que tinha direito a ser visualizado e ouvido em todas as redes sociais durante um minuto. Que mensagem gostaria de transmitir a todos os cidadãos do mundo?
Se eu tivesse essa oportunidade, dirigia a minha atenção para todos os intervenientes no processo educativo das nossas crianças/jovens e diria o seguinte:
" A educação é o pilar da vida! Os grandes desafios atuais tratam-se com a educação. As guerras, a poluição, algumas doenças (a maioria das doenças mentais), a pobreza, terrorismo, violência, tudo tem cura e ela chama-se EDUCAÇÃO. Olhem para esta palavra e deem-lhe a atenção e a importância que merece. É ela que vai definir o bem-estar e a vida dos homens de amanhã. Priorizem a justiça, deem bons exemplos da lei causa-efeito e ajudem a interiorizar bem esta lei. Um dia os nossos futuros homens, vão saber fazer boas escolhas, vão ser grandes e o mundo vai florir muito mais."