Notícias do Poente |Paula Silva, professora do grupo de Educação Física

Corta-mato Escolar Concelhio

Na manhã do passado dia 22 de novembro, realizou-se o corta-mato escolar, que serve de apuramento dos alunos do agrupamento para a fase CLDE do Desporto Escolar. Este ano, o evento foi realizado a nível concelhio, no Parque da Cerca, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e os vários Agrupamentos / Escolas do concelho da Marinha Grande, tendo permitido, assim, que o apuramento dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino decorresse em simultâneo.
Este corta-mato, contou com a presença do ex-atleta Domingos Castro. Ele foi um grande atleta, dos anos 80 e 90, especialista em corridas de resistência (pista, corta-mato e estrada). Corria habitualmente com o seu irmão gémeo, Dionísio Castro, e conta com um vasto palmarés de títulos conquistados e de grandes marcas obtidas ao longo da sua carreira desportiva. Em representação do Sporting Clube de Portugal e da seleção nacional, foi medalha de prata, na prova de 5000 metros, no Campeonato Mundial disputado em Roma, em 1987; conquistou, também, a medalha de prata, no campeonato da Europa de corta-mato, em Alnwick (Inglaterra), em 1994; participou em 19 campeonatos do Mundo de corta-mato; e em quatro jogos olímpicos: Seoul 1988 e Barcelona 1992, na prova dos 5000 metros; em Atlanta 1996 e Sydney 2000, na prova da maratona. Para além disso, em 1997 venceu a Maratona de Roterdão, Domingos Castro, que comemorou o seu aniversário neste dia 22, foi o padrinho deste evento desportivo, e a todos brindou com a sua enorme simpatia, humildade, alegria e disponibilidade.


Sendo um corta-mato escolar, organizado a nível concelhio, este evento contou com um enorme apoio dos professores de Educação Física, os quais, para além da inscrição e acompanhamento dos seus alunos, tiveram a seu cargo todo um conjunto de tarefas necessárias para a realização deste evento. Também os alunos do 12ºB estiveram presentes, toda a manhã, a ajudar como voluntários na organização do corta-mato. Para além disso, o nosso agrupamento de escolas contou ainda com as seguintes colaborações: com a participação do Tocándar (projeto A-Ventura, da responsabilidade do professor Paulo Tojeira, e associação Tocándar); com as turmas dos três anos do curso de massagens (da responsabilidade dos professores Paulo Tojeira, Tânia Freitas e Ana Paour), que permitiu aos alunos participantes poderem usufruir de uma massagem no final da sua prova; e dos alunos dos três anos do curso profissional de restauração, variante de cozinha/pastelaria (sob a supervisão dos professores Tiago Almeida e Maria João Lagoa), todos eles exemplos demostrativos do trabalho e de projetos que são realizados no nosso agrupamento de escolas. De destacar, também, a exposição de um conjunto de cartazes, realizados por alunos das turmas da professora Paula Silva, sobre a carreira de Domingos Castro, o que muito o emocionou. O atleta teceu rasgados elogios aos autores dos mesmos e, para além de ter fotografado as “obras-primas”, pediu para as levar consigo, no regresso a casa.
Neste evento, participaram cerca de 600 alunos em representação do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, desde o escalão de Minis até ao escalão de Juniores. E em todos eles foi visível o entusiamo com que se dirigiram para o local da prova, o empenho com que correram, e a alegria quando terminaram a sua competição.
Sendo este um corta-mato concelhio, de apuramento para a fase distrital, foram atribuídos prémios não só aos três primeiros classificados de cada escalão/sexo, de cada escola/agrupamento de escolas, mas também aos três primeiros classificados da geral, em cada prova.
Assim sendo, temos alunos que ganharam duas medalhas. E a nível de classificação geral, os nossos alunos conseguiram obter um total de 20 medalhas (cinco de 3º lugar; oito de 2º lugar e sete de 1º lugar). Os vencedores absolutos, do seu escalão, foram: Letícia Carvalho e André Pereira (Inf A); Iara Jesus e Mateus Vinagre (Iniciados); Bianca Domingues e Kayo Henriques (Juvenis); Carina Domingues (Juniores).
Há ainda de destacar o aluno Lucas Morais, do 6ºD que, devido a um erro ocorrido na sua prova (que estava a liderar), perdeu o 1º lugar, terminando em 3º, na geral. Apesar disso, o aluno teve uma postura muito correta, não se manifestando negativamente face ao erro que lhe prejudicou a sua classificação e, por isso mesmo, foi-lhe atribuído um cartão branco (cartão do Fair Play), situação que muito orgulhou aluno e o nosso agrupamento.
As classificações obtidas, foram as seguintes:

Design by JoomlaSaver