Notícias do Poente |Ivone Elói e Isabel Cruz, professoras (projeto PIPArt)

PIPArt ou ALIMENTArt?!

Desta vez, o PIPArt poderia designar-se por ALIMENTArt, pois a “A alimentação” dominou as atividades realizadas, sob diversas perspetivas, e esta temática permitiu trabalhar de tudo um pouco - diálogos funcionais, vocabulário selecionado a partir de leituras, apoiadas pelas alunas do 7.º ano, pesquisa de receitas típicas dos respetivos países, representação gráfica dos pratos com registo dos ingredientes.
Durante as sessões, não houve mesmo “descanso”, pois entre registos, leituras, pesquisas, criação de etiquetas com vocabulário, também houve recortes, colagens, desenhos, pinturas, modelagem de massas… e tudo se articulou, e articula, para um fim comum - integração, inclusão, melhoria nas aquisições linguísticas, logo, maior sucesso nas aprendizagens.


O trabalho desenvolvido culminou com a montagem da Árvore dos Sabores na Sala do Aluno. Como se de um puzzle se tratasse, as peças, leia-se, os enfeites foram colocados a várias mãos, pois sempre que havia um intervalo ou um tempo livre, lá estavam “os construtores”, prontos para continuar “obra”. E é tão gratificante perceber que todos se sentem parte daquela “obra” coletiva!
Diferentes “pratos” decoram uma árvore que se quer de luz, paz e comida para todos. A mensagem “Queremos um Mundo sem Fome!” surge afixada junto à árvore, em várias línguas: português, hindi, panjabi, ucraniano, espanhol e urdu.
No regresso, já em 2024, propomos “As viagens e os transportes”. É um tema tão “vivido” e tão rico que não faltarão ideias para o desenvolver, certamente!


Para além de alunos provenientes da Índia, Venezuela e Ucrânia, o PIPArt recebeu, recentemente, alunas do Paquistão. Ora, do urdu ao português, o caminho parece sinuoso, mas vai-se percorrendo naturalmente, porque todos ajudam a contornar os obstáculos. A experiência de uns facilita o caminho dos que chegam. Isso sente-se.
O PIPArt, ainda em linguagem gastronómica, tem um “fermento” que o faz crescer. Os alunos que o frequentam crescem com ele. Não há língua que os separe/ nos separe.
O PIPArt une.

Design by JoomlaSaver