Notícias do Poente |Fátima Roque, coordenadora do projeto Eco-Escolas
Eco-Escolas – Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde e Conselho Eco-Escolas
O dia 22 de novembro de 2023 foi importante para o programa Eco-Escolas do agrupamento.
Pelas 15:30, na escola Calazans Duarte decorreu a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, que contou com a presença da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Concelho, do diretor do agrupamento, da OIKOS, da representante da PSP /Escola Segura, dos alunos delegados do ambiente, de professores e do representante dos assistentes operacionais.
A coordenadora do projeto Eco-Escolas da escola Calazans Duarte, numa cerimónia simples, agradeceu a todos os parceiros que tornaram possível a concretização de todas as atividades e projetos. Referiu o aspeto simbólico do galardão agora hasteado, que representa a importância cada vez maior, desde há 14 anos, que a comunidade educativa atribui à sustentabilidade e ao valor inestimável do meio ambiente. Deu os parabéns à autarquia que também recebeu este ano a Bandeira de Eco-Freguesia, aos alunos e à coordenadora do programa ERASMUS+, que levou o nome da Calazans além-fronteiras. Deixou ainda uma referência particular aos alunos do ensino especial, que foram os autores das frases do Eco-Código deste ano letivo e que passou a citar:
- Poupa água
- Aproveita mais a luz natural
- Recicla corretamente
- Protege o mar e as dunas
- Preserva as florestas
- Limpa as nascentes
- Respeita os animais e os seus habitats
- Opta por comida saudável e da época
- Não compres o que não precisas
- Prefere andar a pé, de bicicleta ou de transporte público
A cerimónia terminou com a entrega simbólica de vasinhos com plantas hortícolas aos presentes, como sensibilização para a prática da agricultura biológica.
Pelas 16:00, iniciou-se também o conselho Eco-Escolas do agrupamento, que contou com a presença das várias coordenadoras das Eco-Escolas do agrupamento, bem como da autarquia, da direção, dos delegados do ambiente, da OIKOS, da PSP, do Jornal da Marinha Grande, do presidente da associação de estudantes, dos representantes da associação de pais e encarregados de educação, do pessoal docente e dos assistentes operacionais.
Nesse primeiro conselho Eco-Escolas deste ano, depois de se aprovar o seu regimento, a professora coordenadora da sede do agrupamento explicou a metodologia dos sete passos do Programa Eco-Escolas aos presentes, os temas propostos pela ABAE, a pontuação global e parcial da auditoria ambiental e as propostas de ações previstas para este ano letivo. Assinalou ainda aos alunos a importância do seu envolvimento nos desafios dos Jovens Repórteres do Ambiente, bem como nas atividades propostas pelas escolas ao longo do ano letivo.