Notícias do Poente |Bruna Ribeiro, aluna (10º B) e Isabel Palmela, professora do grupo de Português
Muitos parabéns, Museu Joaquim Correia!
No dia 5 de dezembro, os alunos do 10.º B e 1.º I+J foram convidados para a festa de aniversário do Museu Joaquim Correia, um dos mais bonitos museus da Marinha Grande. Fundado em 1997, o museu reúne várias coleções de arte, criadas pelo Professor Escultor Joaquim Correia, fundador do museu que celebrou 26 anos, comemorados em grande, numa viagem literária que aconteceu mesmo ali, pelas salas do Museu.
Alunos e professores foram recebidos no hall de entrada por quatro vultos da nossa literatura: Gil Vicente, Luís Vaz de Camões, Francisco Rodrigo Lobo e Eça de Queirós.
Entre bustos, estátuas, medalhas, pinturas e desenhos, seguindo a ordem temporal, encontraram em cada sala um período da nossa literatura, começando na lírica trovadoresca e terminando no Modernismo. Nomes como Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós mostraram como o romantismo e o realismo/naturalismo ficaram marcados pelas obras destes autores, assim como Fernando Pessoa se evidenciou como o mais emblemático autor do Modernismo. Este percurso literário, dinamizado pelo grupo Teatro à Solta, foi exemplarmente interpretado por Tânia Catarino, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva e Cristóvão Carvalheiro, que tornaram cada etapa desta viagem uma verdadeira aula em movimento e, se em alguns períodos literários, os alunos puderam consolidar conhecimentos já adquiridos nas aulas de Português, outros houve que serviram de pura motivação para o que os espera no 11.º e 12.º anos. O grande trunfo foi ver a história e a literatura darem vida ao Museu Joaquim Correia, deixando bem claro que a arte eterniza a cultura.
Foi uma bonita festa de aniversário! Quem recebeu o presente foram todos os convidados, pelo que nos resta desejar muitos anos de vida ao museu, que felicitamos com uma grande salva de palmas.