Vozes do Poente |Andreia Lopes, aluna (12º A)
Efeitos do Desenvolvimento, Conhecimento e Tecnologias na Sociedade Atual
Na atualidade, existe um maior desenvolvimento dos conhecimentos e das tecnologias, o que contribui para a “quarta revolução industrial”. Na minha opinião, este fenómeno traz, simultaneamente, vantagens e desvantagens para a sociedade.
Por um lado, os conhecimentos e os avanços tecnológicos adquiridos pelo ser humano podem ser, por um lado, benéficos. Estes são usados com o objetivo de melhorar as condições de vida da sociedade, na medida em que promovem um maior desenvolvimento e evolução da mesma. Caso disso é o fornecimento de equipamentos tecnológicos em áreas como a indústria, a ciência e a medicina, com o intuito de aperfeiçoá-las. Por exemplo, em relação à medicina, já se realizam cirurgias com o auxílio de robôs, resultantes do avanço tecnológico.
Por outro lado, estes podem ser prejudiciais à sociedade, uma vez que, a meu ver, contribuem para um aumento da taxa de desemprego, isto é, à medida que o ser humano vai introduzindo equipamentos tecnológicos sofisticados, que, por vezes, funcionam autonomamente, em áreas como a indústria, acaba por substituir mão de obra humana por essas tecnologias, pondo em risco postos de trabalho e tirando muitos trabalhadores para o desemprego. Além disso, se as pessoas não impuserem limites no uso das tecnologias, podem vir a aderir a uma cultura de consumismo, ao passarem a desejar possuir certos dispositivos da última geração, como smart TV’s, por exemplo, o que, por sua vez, pode conduzir ao isolamento social, já que estas passam a preferir ficar em casa, no conforto dos seus aparelhos tecnológicos, em vez de realizarem atividades como passear, ir ao ginásio, entre outras.
Concluindo, os conhecimentos e os avanços tecnológicos podem ser tanto benéficos como prejudiciais para a sociedade, dependendo do modo que o ser humano os utiliza e dos limites que deve impor quando estão em causa valores sociais, éticos, entre outros.