Vozes do Poente |Beatriz Granja, aluna (12º J)
A Pressão de Ser Jovem, Hoje
O século XXI é, como os outros, um século de mudança, e a tecnologia é o que mais muda, podendo facilitar, ou não, a vida dos jovens.
A meu ver, ser jovem no século XXI aparenta ser fácil, pelo menos em comparação à juventude das gerações anteriores. Se formos ver como os jovens viviam há cinquenta anos, vamos claramente dizer que isso é verdade. Hoje em dia, não se larga a escola aos catorze anos para ir trabalhar de sol a sol e ganhar menos que nada. Não se tem de ir para todo o lado a pé, há transportes privados e há no mínimo condições para se sobreviver sem muitos problemas.
Mesmo que não haja os problemas que havia antes, com a mudança que há no decorrer dos anos, surgem novas dificuldades. Estudos mostram que cada vez mais jovens sofrem de problemas e transtornos mentais, tais como, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares. Estes também se agravaram depois da pandemia, durante a qual tiveram de viver isolados e dependentes da tecnologia. A sociedade mudou e tornou-se mais radical na sua ideologia sobre aspeto físico e maneira de ser, levando muitos jovens a achar que não eram bons o suficiente para viver em tal comunidade. Acrescentando a isso, o ensino mudou também. A pressão é para que todos sejam médicos ou advogados, levando muitos a perder o interesse em aprender, pois o que conta não é o que sabem, mas sim o que escrevem num teste em que são avaliados por números.
Para concluir, eu acho que ser jovem no século XXI tem os seus próprios desafios, completamente diferentes do que os antigos viveram, mas tais desafios acrescentam-se uns aos outros e colocam uma pressão nunca antes vista na juventude.