Vozes do Poente |Beatriz Laranjo, aluna (12º C)
Avanço Tecnológico: Um Problema ou Um Benefício?
Ao longo dos tempos, o conhecimento e as tecnologias têm vindo a evoluir. Contudo, na minha opinião, esta evolução está a ficar descontrolada, uma vez que começa a afetar o bem-estar da humanidade.
Para a maioria das pessoas, a tecnologia é vista como uma mais-valia, dado que nos permite ter acesso às mais variadas informações, das quais necessitamos. Basta irmos ao “Google”, dizermos o que procuramos e temos logo essa informação nas nossas mãos, num piscar de olhos. Contudo, a tecnologia é muito mais do que isso e, ao longo dos anos, tem vindo a evoluir e, consequentemente, a ser utilizada pelo ser humano de forma incorreta.
Por um lado, com o avanço tecnológico, e com o aparecimento da Inteligência Artificial, aumentou de forma significativa o “Cyberbullying”, comportamento este utilizado como forma de insultar e menosprezar os mais frágeis. Para além disso, com o uso da Inteligência Artificial, muitos fazem-se passar por quem não são, chantageando e manipulando os seus alvos. Exemplo disso é o filme “Cyberbully: Ameaça Virtual”, o qual retrata este comportamento de forma muito clara, tanto no lado do agressor, como no lado da vítima, a qual se mostra depressiva e triste depois de ter sido gozada nas redes sociais.
Por outro lado, o desenvolvimento do conhecimento e das tecnologias contribui para a substituição de muitos postos de trabalho e consequente aumento do desemprego. Por exemplo, um dono de uma empresa que se veja confrontado com a necessidade de escolher entre o ser humano e as máquinas, de forma a executarem o seu trabalho, tem mais tendência a escolher as máquinas, ou seja, a tecnologia, em vez das pessoas, uma vez que as primeiras realizam as tarefas de forma mais rápida e talvez mais inteligente. Tudo isto leva a que as pessoas, as quais se esforçam para trabalhar, de modo a sobreviver, sejam substituídas pela tecnologia, que, ao contrário das anteriores, não sente.
Concluindo, o ser humano tem vindo a utilizar os conhecimentos e avanços tecnológicos de forma errada na sociedade, prejudicando o bem-estar da mesma.